Noventa cursos de Técnicos Superiores Profissionais já foram aprovados

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 out (Lusa) -- Cerca de 90 cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que têm a duração de dois anos, foram já aprovados em Portugal, anunciou hoje o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

"Tinham sido aprovados, até ontem [segunda-feira] à tarde, 87 cursos, para cerca de 2.700/2.800 alunos", disse José Ferreira Gomes aos jornalistas, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), no final da cerimónia de abertura do primeiro CTeSP criado no país (a 28 de agosto).

As aulas do curso de "Redes e Sistemas Informáticos" arrancaram a 22 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV de Viseu, tendo sido ocupadas 24 das 25 vagas existentes.

Segundo o secretário de Estado, ainda há alguns cursos à espera de serem aprovados, um processo que a Direção-Geral do Ensino Superior deve concluir por estes dias.

Esta é a primeira vez que em Portugal existem cursos do ciclo curto de ensino superior (de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida), sendo as expectativas elevadas.

"Estou certo de que vamos rapidamente crescer para ter dentro de cinco anos, ou menos, à volta de dez mil estudantes que terminam o secundário e procuram o ensino superior por esta via", considerou, apontando como exemplo o que se tem passado em Espanha e na França.

Na sua opinião, o sucesso destes cursos prende-se com o facto de haver, "de um lado, jovens que terminam o secundário, querem continuar os estudos e não tinham uma oferta ajustada" e, de outro, "empresas que precisam de técnicos intermédios para coordenar as suas atividades".

"Faltava-nos este quadro intermédio", sublinhou.

O administrador da Visabeira Global José Luís Nogueira, que interveio enquanto representante das empresas ligadas à criação do curso, aludiu à dificuldade de contratar pessoas, porque "o mercado não responde com suficiente celeridade".

O responsável exemplificou com o que se está a passar numa das empresas do grupo, a Viatel (cuja atividade se desenvolve na engenharia de redes de telecomunicações), que tem em curso um processo de seleção de engenheiros.

"Em seis meses, pretendíamos contratar 125 engenheiros e, até agora, passados quatro meses, estamos muito longe dos objetivos", afirmou.

O presidente do IPV, Fernando Sebastião, explicou que, depois de concluirem o CTeSP, os alunos podem optar por ir para o mercado de trabalho ou por ingressar nos cursos de Engenharia Informática ou de Tecnologias e Design Multimédia.

Recentemente, o IPV viu também serem aprovados pela Direção Geral do Ensino Superior mais dois CTeSP, o de Informática Industrial (na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego) e o de Viticultura e Enologia (na Escola Superior Agrária de Viseu).

Segundo Fernando Sebastião, as candidaturas para estes dois cursos encontram-se abertas.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.