Estudantes de Belas Artes do Porto alertam para falta de condições e abandono escolar

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes do Porto alertou hoje para problemas ocorridos no início do ano letivo derivados da falta de financiamento e chamou a atenção para um eventual aumento do abandono escolar.

O presidente da estrutura estudantil, Valter Cabral, afirmou aos jornalistas que as aulas começaram uma semana mais tarde, que há uma "falta de professores, de vagas, de turmas" causada, "cada vez mais, por uma falta de financiamento", numa situação à qual se pode vir a acrescentar, no segundo semestre, o problema de os estudantes que não pagaram as propinas até então poderem vir a ser impedidos de prosseguir as aulas.

"Sabemos que há uma preocupação dos serviços centrais e da equipa reitoral nova para que os estudantes não fiquem sem apoio e que, no segundo semestre, isso esteja minimizado, que não tenha as repercussões que teve no ano passado", declarou, por seu lado, o diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Francisco Laranjo.

Valter Cabral frisou que "no segundo semestre está colocado um problema ainda mais grave que poderá ser uma causa de abandono escolar, que é os estudantes que não pagarem as propinas no primeiro semestre não poderão inscrever-se no segundo semestre", algo que, no ano passado, terá levado ao abandono de "dezenas" de alunos.

O responsável da faculdade reconheceu "com certeza" ter consciência da falta de financiamento que existe e disse que se está a trabalhar para conseguir "mais espaço para funcionarem as atividades letivas" e mais recursos humanos, depois de cinco professores e vários funcionários se terem reformado sem substituição.

"Neste momento, temos que ter o apoio da reitoria para ultrapassar as dificuldades financeiras da faculdade, que está equilibrada, tem o seu rumo traçado e, de qualquer modo, como escola da universidade conta com o apoio do reitor e das outras estruturas da própria universidade. Estou convencido de que, com essa atenção, vai correr tudo bem", disse Francisco Laranjo.

Valter Cabral realçou que ele próprio esteve três semanas sem aulas em duas cadeiras e que há disciplinas de pintura em que "o estudante tem de sair do suporte da tela para conseguir olhar para o modelo e voltar porque existe muita gente dentro da sala".

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.