Jornadas de PSD e CDS-PP voltam a ter intervenções de todos os ministros

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 out (Lusa) - Pela terceira vez, as jornadas parlamentares conjuntas de PSD e CDS-PP vão ter como programa uma sucessão de intervenções de todos os ministros, em período de debate orçamental, este ano dedicadas ao tema "Portugal - Crescer com responsabilidade".

Serão quinze, no total, os oradores do Governo - treze ministros, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho - aos quais se juntarão os líderes parlamentares do PSD, Luís Montenegro, e do CDS-PP, Nuno Magalhães, que discursarão na abertura e no encerramento destas jornadas.

As terceiras jornadas da maioria parlamentar PSD/CDS-PP vão decorrer entre sexta-feira de manhã e sábado à hora de almoço, uma vez mais, na Assembleia da República, na sequência da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2015 pelo executivo.

Desta vez, vão intervir na sessão de abertura a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ministro da Economia, António Pires de Lima. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, voltará a discursar no encerramento, cabendo ao vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, uma intervenção na manhã de sábado.

Segundo um comunicado de imprensa sobre estas jornadas, as sessões de abertura e encerramento serão abertas à comunicação social e, nos restantes painéis, os ministros farão intervenções de 10 minutos abertas aos jornalistas, seguindo-se debate com os deputados do PSD e do CDS-PP à porta fechada.

Para além das sessões de abertura e encerramento, o programa desta iniciativa está dividido em quatro painéis, dois na sexta-feira à tarde e dois na manhã de sábado.

No primeiro painel, falarão os ministros da Saúde, Paulo Macedo, Educação e Ciência, Nuno Crato, Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

No segundo, estão os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, está num painel à parte, no sábado de manhã, com uma duração prevista de meia hora.

No quarto e último painel, antes do encerramento, falarão os ministros do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da silva, da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.