Miranda do Corvo avança com centro de estágios para atletismo de montanha e BTT

| Desporto
Porto Canal / Agências

Miranda do Corvo, 21 out (Lusa) - O município de Miranda do Corvo anunciou hoje a abertura do primeiro centro de estágios nacional de "trail running" (atletismo de montanha) e BTT, para responder ao elevado número de atletas que treina na Serra da Lousã.

"A concretização deste centro de estágio permitirá atrair durante todo o ano praticantes de 'trail running' e BTT [bicicletas todo-o-terreno] ao concelho, aliando às características naturais ímpares para a prática destas modalidades um equipamento único a nível nacional, que proporcionará todas as condições para a preparação física dos atletas", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Miguel Baptista.

O centro de estágios vai ficar instalado na Casa dos Reis, em Vila Nova, cuja freguesia ocupa uma área substancial na Serra da Lousã, numa parceria com a Associação Abutrica, os Baldios de Vila de Nova e a Junta de Freguesia local.

Segundo Miguel Baptista, a sua construção "estava já inscrita no Orçamento e Grandes Opções do Plano para o corrente ano, inserindo-se na estratégia de promoção desportiva e turística que o executivo delineou, afirmando Miranda do Corvo como um destino de excelência para a prática dos desportos de natureza e montanha".

Mostrando-se satisfeito pela Câmara Municipal colocar em prática o projeto, o presidente da Associação Abutrica, Tiago Araújo, considera que o futuro equipamento " dará uma maior dinâmica ao 'trail running' e ao BTT no concelho".

"As responsabilidades estarão na fasquia mais alta com a implementação do primeiro Centro de 'Trail Running' em Portugal, pelo que contamos com a colaboração de todos os clubes do concelho ligados a estas modalidades", salientou o dirigente associativo.

A Associação Abutrica é responsável pela realização anual da prova Trilhos dos Abutres, uma das maiores do país, que vai para a quarta edição, em que têm participado mais de 1.200 atletas nacionais e estrangeiros de várias nacionalidades.

Os Baldios de Vila Nova, gestores de uma área de cerca de mil hectares na Serra da Lousã, no espaço geográfico do concelho de Miranda do Corvo, e a Junta de Freguesia local são também parceiros no projeto do Centro de Estágios, que deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.