Câmara de Leiria distribui nas escolas jogo sobre alimentação saudável

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 21 out (Lusa) - A Câmara Municipal de Leiria está a distribuir nas escolas do 1.º ciclo e refeitórios de todos os agrupamentos do concelho um jogo infantil para sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável, anunciou hoje a autarquia.

O jogo, denominado "Quiz Alimentação Saudável", vai ficar disponível em 237 salas de aula, bibliotecas escolares, entre outros espaços, numa iniciativa integrada no programa de educação alimentar do município.

Numa nota de imprensa, a câmara refere que, nas visitas que estão a ser efetuadas às escolas pela vereadora da Educação, Anabela Graça, estão a ser também distribuídos exemplares de um desdobrável de bolso com sugestões de lanches escolares saudáveis, batizado de "Super-Heróis do Lanche", este dirigido, sobretudo, aos encarregados de educação.

"O roteiro de visitas às escolas e refeitórios escolares teve início a 16 de outubro, dia em que se assinalou o Dia Mundial da Alimentação, e termina a 29 de outubro", lê-se na mesma nota de imprensa.

Segundo a autarquia, o programa de educação alimentar inclui, num total de dez medidas, a campanha de sensibilização "Os super-heróis no refeitório escolar", que visa informar sobre as regras do funcionamento destes espaços para melhorar o seu ambiente.

Ainda no âmbito deste programa está prevista a distribuição de um autocolante no final de cada trimestre -- "O super-herói da alimentação saudável" -- ao aluno eleito pela turma com melhores hábitos alimentares e melhor comportamento no refeitório escolar.

"O embelezamento dos refeitórios escolares, a partir de um concurso, um plano de monitorização das refeições escolares e de higienização das cozinhas, bem como um plano de formação das assistentes operacionais que exercem funções nos refeitórios constituem outras das medidas a concretizar no ano letivo 2014/2015", acrescenta a autarquia, presidida por Raul Castro.

Em junho, a vereadora Anabela Graça anunciou que o município estava a preparar um programa de educação alimentar com o objetivo de promover hábitos saudáveis junto de alunos e respetivas famílias.

A responsável explicou na ocasião à agência Lusa que esta decisão resultou de uma avaliação junto dos estabelecimentos de ensino, na qual se constatou que "as crianças rejeitam determinados alimentos, pelo que é necessário introduzi-los nos seus hábitos, tentando que conheçam os seus benefícios".

"Esta avaliação permitiu aferir, por exemplo, que as crianças rejeitam sobretudo o peixe, a sopa e, mesmo, a fruta, pelo que é importante que conheçam as suas qualidades", declarou.

Por outro lado, a autarquia quer, com este programa, sensibilizar a comunidade educativa "para os riscos da obesidade e para a necessidade de exercício físico", área que vai ser objeto de outra iniciativa a implementar, denominada "Brincadeiras no recreio", adiantou a vereadora com o pelouro da Educação.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".