Madeira e Açores sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 out (Lusa) -- O arquipélago da Madeira e os grupos central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Madeira está sob aviso amarelo até às 00:00 de quarta-feira devido à previsão de vento de sul forte a muito forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, podendo atingir os 100 quilómetros/hora (km/h) a partir do meio da tarde.

A ilha do Porto Santo também está sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas até às 00:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também o grupo central dos Açores (S. Jorge, Terceira, Graciosa, Pico e Faial) sob aviso amarelo devido à chuva até às 10:00 de hoje.

O grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) também está sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte (até às 17:00 de hoje), chuva ou aguaceiros (até às 10:00 de hoje) e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de 6 metros (até às 11:00 de hoje).

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros, mais prováveis até ao início da tarde, vento moderado do quadrante sul, tornando-se fraco a moderado do quadrante leste a partir do final da tarde.

Nas terras altas prevê-se vento forte a muito forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 85 km/h e 90 a 100 km/h a partir da tarde e pequena subida de temperatura.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento nordeste forte com rajadas até 80 km/h.

No continente prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando por vezes períodos de maior nebulosidade por nuvens altas e vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se gradualmente do quadrante norte e soprando moderado de nordeste a partir da tarde nas terras altas da região sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de graus Celsius, em Castelo Branco, Coimbra e Faro 30, Évora, Portalegre e Braga 31, Beja 33, Porto, Viana do Castelo e Vila Real 28, Bragança 27, Guarda 23, Leiria 32, Funchal 26, Ponta Delgada 22, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.