Adolescente australiano protagoniza vídeo de propaganda do Estado Islâmico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 21 out (Lusa) -- Um adolescente australiano, que combateu nas fileiras do Estado Islâmico (EI), protagonizou um vídeo de propaganda do movimento islâmico, no qual é mencionado, pela primeira vez, o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, noticia hoje a imprensa local.

O jovem adverte no vídeo o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro australiano, de que os 'jihadistas' não vão deixar de lutar até conseguirem derrotar "todos os tiranos e fazer com que a bandeira negra ondule em cada território", incluindo na Casa Branca e Palácio de Buckingham.

As autoridades australianas estimam tratar-se de Abdullah Elmir, jovem de 17 anos que desapareceu da sua habitação no oeste de Sydney no final de junho passado, segundo a estação local ABC.

Presume-se que Elmir viajou com um companheiro de 16 anos até à Turquia e a partir dali passou a fronteira com a Síria para juntar-se às forças islâmicas, embora tenha sido intercetado pelo pai e regressado à Austrália, segundo a fonte.

Segundo o governo australiano há cerca de 60 nacionais da Austrália nas fileiras do EI, enquanto outros 100 trabalham ativamente no país oceânico como apoio logístico e de recrutamento.

A Austrália elevou em setembro o alerta terrorista para nível "alto", perante a ameaça de atentados em plena ofensiva internacional contra o 'jihadismo' na Síria e Iraque, na qual Camberra participa com ajuda humanitária e armas.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.