INEM vai colaborar com Universidade do Porto no âmbito da emergência médica

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 jul (Lusa) -- O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, iniciam no próximo ano letivo uma colaboração pioneira no ensino e investigação sobre emergência médica em Portugal.

"Esta é a primeira parceria que o INEM estabelece com uma faculdade de medicina" para apostar na formação em áreas da urgência e emergência", explicou à hoje Lusa Mariana Pizarro, das relações públicas daquele instituto.

O protocolo, já assinado em maio, vai permitir que os profissionais do INEM possam ajudar a dar formação no Mestrado em Emergência e Catástrofes, um curso que existe no ICBAS, acrescentou Mariana Pizarro.

Pretende-se ainda alargar a colaboração para o ensino da emergência médica na licenciatura em Medicina, adianta o ICBAS, em comunicado.

Está prevista também a utilização de instalações e equipamentos para fins de ensino e investigação de ambas as entidades, com vista ao incentivo de projetos e trabalhos de investigação sobre a área da emergência médica, de âmbito nacional e internacional.

Este protocolo surge do "interesse entre o INEM e o ICBAS em manter uma estreita e mútua cooperação que permita racionalizar os recursos humanos técnicos e materiais, tendo em vista um ensino e investigação mais eficazes", explica a mesma nota de imprensa.

O ICBAS é uma unidade orgânica da Universidade do Porto com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultura e prestação de serviços à comunidade.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica - através do número europeu de emergência 112 -, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.