CMVM proíbe vendas a descoberto das ações da PT na terça-feira

| Economia
Porto Canal

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que decidiu proibir as vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom (PT) durante terça-feira.

As ações da PT SGPS, que tem a dívida da Rioforte, encerraram hoje na bolsa de Lisboa a perder 10,05% para 1,092 euros, depois de a meio da sessão ter derrapado quase 30%, tocando o valor mínimo desde que a empresa entrou em bolsa.

Em comunicado, a CMVM anunciou que, tendo em consideração que a flutuação do preço das ações da PT "não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo" e que o limiar para o supervisor poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do preço corresponde a uma diminuição de 10% ou mais do preço dos títulos, decidiu proibir vendas a descoberto na terça-feira.

"A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social da Portugal Telecom, SGPS no Euronext Lisbon" tem efeitos a partir das 00:00 de 21 de outubro até às 23:59 do mesmo dia, adianta a CMVM.

Esta proibição de vendas a descoberto “não é aplicável à atividade de criação de mercado", acrescenta o supervisor, adiantando que a decisão foi notificada à Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.