Abertas candidaturas de projetos sociais ao Prémio EDP Barragens Solidárias

| Economia
Porto Canal / Agências

Bragança, 20 out (Lusa) -- As instituições sociais com projetos nas áreas de novos empreendimentos hidroelétricos podem concorrer a partir de hoje a mais uma edição do Prémio EDP Barragens Solidárias que em seis anos soma um milhão de euros de apoios.

O prazo para apresentação de candidaturas prolonga-se até 07 de novembro e p prémio da Fundação EDP destina-se a apoiar projetos que "melhorem as condições de vida dos mais desfavorecidos e contribuam para aumentar a coesão social das regiões abrangidas pelas novas centrais hidroelétricas", de acordo com informação divulgada pela empresa.

Com esta sexta edição, o investimento acumulado da EDP nesta iniciativa ultrapassará um milhão de euros e, desde 2009 já foram apoiados 41 projetos que beneficiam sete mil pessoas em 15 municípios, segundo ainda promotora.

Podem candidatar-se a este prémio todas as entidades nacionais que apresentem projetos de cariz social sem fins lucrativos nos municípios envolventes à construção e reforços de potência dos aproveitamentos hidroelétricos da empresa.

Os concelhos abrangidos são os de Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vale de Cambra e Vieira do Minho.

A empresa revelou ainda que este ano as entidades que pretendam candidatar-se terão um outro apoio protagonizado por estudantes da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

"As competências da Academia vão ajudar as instituições sociais na formatação das candidaturas, aumentando as condições de acesso ao financiamento, bem como de eficácia do projeto", apontou, em comunicado, acrescentando que a intenção é "intensificar a cultura de trabalho em rede, aproximando agentes de desenvolvimento local".

O Programa EDP Solidária Barragens faz parte do conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento regional promovidas pela concessionária "de modo a garantir que as comunidades locais partilham dos benefícios gerados pela expansão da capacidade de produção hidroelétrica".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.