Passos confirma que Crato chegou a pôr o lugar à disposição

| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reiterou hoje a sua confiança no ministro da Educação e sublinhou a forma como Nuno Crato assumiu e resolveu os problemas da contratação de professores.

Confirmando que o ministro da Educação colocou o lugar à sua "inteira disposição", Passos Coelho enfatizou a forma como Crato se empenhou na resolução do problema da colocação dos professores.

"Só significa que acertei quando o escolhi para ministro da Educação", referiu.

Elogiou o "grande sentido de responsabilidade" demonstrado pelo ministro da Educação, "ao querer assumir e corrigir" o problema, em vez de "sacudir a água do capote".

Segundo Passos Coelho, o Governo está agora "praticamente em condições de dizer" que os problemas no concurso estão resolvidos, podendo já os docentes apresentar os prejuízos sofridos com os erros, para serem ressarcidos.

As escolas estão também a definir a forma de compensar os alunos pelo tempo que estiveram sem professores, mas sem os "sobrecarregar" com aulas suplementares.

"Foi um tempo conturbado, este por que passámos", admitiu o primeiro-ministro, aludindo a um início de ano letivo "mais atribulado" do que o esperado pelo Governo, com "quase dois por cento" dos professores afetados com erros no concurso.

Aludiu ao investimento feito em equipamentos educativos mesmo em tempos de crise e lembrou ainda que este Governo vai instituir, já a partir do próximo ano letivo, o Inglês como disciplina obrigatória a partir do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.

Passos Coelho falava em Esposende, durante a inauguração de um centro escolar em Forjães, que significou um investimento de 2,6 milhões de euros.

À sua espera, o primeiro-ministro tinha uma manifestação com cerca de 100 pessoas, na sua esmagadora maioria afetos à CGTP, que pediam a sua demissão.

Passos Coelho respondeu-lhes, indiretamente, durante o discurso, afirmando que não é um primeiro-ministro "com os nervos à flor da pele" e "a acudir à pressão".

"Se fosse, Portugal talvez tivesse tido, nestes três anos e pouco, mais do que um Governo, mais do que um resgate e mais do que um programa de austeridade. Um Governo tem de ter sentido de responsabilidade", acentuou.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.