Lopetegui afirma que só o melhor FC Porto pode bater Bilbau, mais forte adversário da época

| FC Porto
Porto Canal

O treinador Julen Lopetegui avisou hoje que o Athletic de Bilbau é o "adversário mais forte" da época, pelo que só o melhor FC Porto pode vencer terça-feira o encontro da Liga dos Campeões de futebol.

"Conheço muito bem a equipa, praticamente a mesma do ano passado, com o mesmo treinador [Ernesto Valverde]. Fez muitas coisas muito bem e este ano eliminou de forma brilhante o Nápoles ["play-off"]. Estar melhor ou pior no campeonato é circunstância. Insisto, é o rival mais completo de todos os rivais que já defrontámos", vincou o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da terceira jornada do Grupo H da "Champions".

O técnico basco desvalorizou o mau momento do Athletic na liga espanhola, 17.º classificado, com apenas cinco pontos em oito jornadas, recordando que se vai tratar de um "rival muito exigente", pelo que "só um FC Porto a 100 por cento mental e fisicamente pode ganhar".

"É um a partida da Liga dos Campeões e todos têm muita vontade de fazer um bom jogo, dar alegrias aos adeptos e somar pontos num grupo muito nivelado. Eles têm os seus argumentos, mas temos muita vontade de somar os três pontos. O grupo (H) é e vai continuar a ser muito equilibrado", defendeu.

Lopetegui insistiu que o passado - incluindo as estatísticas - de nada vale para o desafio no Dragão, lembrando que só o que o FC Porto fizer em campo contará para o resultado final.

"Eles não nos vão oferecer nada", advertiu.

Conhecedor da realidade do Atlético de Bilbau, o timoneiro "azul e branco" falou de uma "equipa com encanto e mérito especiais, diferente de todas", pelo que, apesar de ter crescido na Real Sociedade, seu grande rival basco, lhe tem "o máximo de respeito".

"Sou grande admirador da história, da política e forma de sentir o futebol do Athletic de Bilbau", insistiu, sobre o clube que apenas joga com futebolistas bascos.

Depois da derrota caseira 1-3 com o Sporting - e consequente afastamento da Taça de Portugal - Julen Lopetegui considerou que este desafio "vem na melhor altura, pois a equipa tem vontade de fazer um bom jogo, dar boa resposta frente a um adversário exigente".

O treinador discordou ainda com os que entendem que a rotatividade do plantel tem estado na origem dos sucessivos erros defensivos da equipa, admitindo que no grupo "consciente, responsável e maduro" todos os futebolistas sabem que "devem tomar decisões mais simples e inteligentes".

"Acreditamos nesta equipa, balneário, grupo. Continuamos a trabalhar. O desafio com o Bilbau exige que estejamos a 100 por cento mental e fisicamente. É uma das melhores equipas da liga espanhola do ano passado e sem dúvida que o vai ser este ano", concluiu.

O FC Porto lidera o Grupo H, com quatro pontos, seguido do BATE Borisov, com três, Shakhtar Donetsk, com dois e Atlético Bilbau, com um.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.