CDU/Valongo considera que PS "frustrou" as "expectativas de mudança" no concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Valongo, 20 out (Lusa) - A CDU/Valongo considerou hoje que o "reforço" da sua presença na câmara e na assembleia municipal é "muito positivo" para este concelho, acusando a liderança socialista de "frustrar" as "expetativas de mudança", "repetindo" políticas do PSD/CDS.

Após 16 anos sem representação na câmara, a CDU de Valongo elegeu nas últimas autárquicas um vereador e passou de um para três representantes na assembleia municipal. Nessas eleições, o PS, liderado por José Manuel Ribeiro, venceu a corrida à autarquia, sucedendo à coligação PSD/CDS.

Numa conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço de um ano de mandato, a CDU de Valongo considerou que existe nesta autarquia "um bloco central de interesses" entre o PS e PSD, apesar de certos "arrufos".

"Estes partidos têm estado unidos no voto nas piores decisões tomadas, contando com a oposição da CDU", referiu o vereador comunista, Adriano Ribeiro, acrescentando "surpresa" porque José Manuel Ribeiro "tantas vezes defende políticas de esquerda, mas é com o PSD que concerta políticas em Valongo".

"O PS frustrou as expetativas de mudança de muitos valonguenses, concretizando um conjunto de medidas que repetem, e em alguns casos agravam, as políticas anteriormente seguidas pela coligação PSD/CDS", lê-se num documento da CDU distribuído aos jornalistas.

Segundo números compilados pelos comunistas, foram discutidos, por iniciativa da CDU, ao longo de um ano de mandato 163 assuntos diferentes, dos quais 17 foram aceites para votação e 12 votados por unanimidade.

No entanto, no que se refere à constituição da Comissão de Acompanhamento à Renegociação da Concessão da Água e Saneamento e à realização de uma auditoria ao município, dois temas levados a reunião de câmara por Adriano Ribeiro que foram aprovadas, a CDU acusa os socialistas de terem feito um "veto de gaveta".

"Perante a incapacidade de parar a ideia no plano político, aceitam [referindo-se aos vereadores do PS e PSD], mas não cumprem", lamentaram os comunistas.

Entre os temas que a CDU de Valongo considera serem prioritários está a Habitação Social pois Adriano Ribeiro crê existirem "muitos casos nos bairros sociais em que casas estão ao abandono, enquanto há pessoas a precisar delas".

Neste balanço, foram também criticadas opções relativas a privatizações, nomeadamente às empresas Rede Ambiente a recolha do lixo e limpeza da via pública e à ITAU o serviço de refeições escolares, sendo posição da CDU que esta era uma "oportunidade" de incluir estes serviços na "espera municipal".

A condução do processo de assinatura de contrato entre a câmara de Valongo e o Grupo Jerónimo Martins, para a instalação de uma plataforma logística na freguesia de Alfena, também foi "reprovada" hoje, recordando-se que está a decorrer um período de revisão do Plano Diretor Municipal do concelho.

A propósito da nova macroestrutura da câmara, a CDU considerou que "os objetivos declarados de redução de 50% das chefias não são garantia de redução de custos", apontando que este processo "implica o aumento de três para cinco o número de serviços sob dependência do presidente".

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.