Afectados nove voos com destino à Madeira devido ao mau tempo

Afectados nove voos com destino à Madeira devido ao mau tempo
| País
Porto Canal

As más condições atmosféricas estão a condicionar hoje o movimento no Aeroporto da Madeira, tendo impedido a aterragem de nove voos que divergiram para o Porto Santo e Canárias ou regressaram aos aeroportos de origem, disse fonte aeroportuária.

Segundo a mesma fonte, cinco aeronaves estão no Porto Santo, um divergiu para as Canárias, dois com origem em Lisboa regressaram à capital portuguesa e um proveniente de Gatwick aterrou em Lisboa.

"Conseguiram descolar os voos da Aerovip para o Porto Santo e o TP 1610 oriundo do Porto com destino a Lisboa", disse a mesma fonte.

As previsões apontam que as más condições atmosféricas se vão manter "pelo menos até ao início da tarde, mas se algumas abertas permitirem os voos poderão aterrar", disse a mesma fonte.

Também devido ao mau tempo no mar, a Porto Santo Line, empresa proprietária do navio 'Lobo Marinho', que estabelece as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, decidiu cancelar a viagem de hoje, situação que afetou 187 passageiros.

"Com o aumento do vento que está previsto e com aquilo que se passou esta noite, as informações que temos de lá [Porto Santo] não são as melhores, de modo que decidimos cancelar a viagem", explicou o comandante João Bela.

Como à terça-feira é o dia de manutenção do navio, João Bela diz que caberá à empresa Porto Santo Line, decidir se a viagem se irá efetuar em dia de manutenção, ou não.

A Capitania do Porto do Funchal cancelou, entretanto, o aviso de "visibilidade má", aconselhando, porém, a que "proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções no assegurar das respetivas condições de navegabilidade".

A Capitania mantém o aviso de mau tempo de sinal 6, de agitação marítima forte e de vento forte.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Madeira está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros ou períodos de chuva por vezes forte, acompanhados de trovoada (até às 12:00) e vento forte com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora até às 18:00.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se, até às 13:00 de hoje, ondas com quatro a cinco metros.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.