Juros da dívida de Portugal a descer a dois, cinco e dez anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- Os juros da dívida soberana de Portugal estavam hoje a descer a dois, cinco e dez anos em relação a quarta-feira e em níveis inferiores aos máximos de sexta-feira.

Às 08:25, os juros a dez anos estavam a ser negociados a 7,192%, depois de terem fechado a 7,212% na quarta-feira e a 7,508% na sexta-feira, um máximo desde novembro de 2012.

No prazo de cinco anos, os juros estavam nos 6,802%, abaixo dos 6,839% de quarta-feira e dos 7,324% de sexta-feira, um máximo desde novembro de 2012.

Os juros da dívida a dois anos também estavam descer, a transacionar-se nos 5,238%, depois de terem fechado a 5,357% na véspera e a 5,775% na sexta-feira, um máximo desde novembro de 2012.

Depois dos máximos de sexta-feira, os juros da dívida soberana de Portugal em todos os prazos têm fechado em baixa, à espera de uma solução para a crise política.

Os três partidos, PSD, CDS-PP e PS, reunidos pela primeira vez no domingo, continuam hoje a negociar, com um prazo de uma semana, para tentar chegar a um "compromisso de salvação nacional" para apresentar ao Presidente da República.

A 10 de julho, o Presidente da República propôs, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

MC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.