Morreu general Gabriel Espírito Santo, ex Chefe Estado-Maior-General das Forças Armadas

Morreu general Gabriel Espírito Santo, ex Chefe Estado-Maior-General das Forças Armadas
| País
Porto Canal (Imagem: Exército)

O antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) Gabriel Espírito Santo morreu na sexta-feira à noite, aos 78 anos, disse hoje à agência Lusa uma fonte do EMGFA.

Nascido em Bragança, o general Gabriel Augusto Espírito cumpriu 48 anos de serviço em Moçambique e Angola.

Em abril de 1997, então com 61 anos, foi empossado Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), tendo desempenhado anteriormente as funções de vice-CEME, para as quais fora escolhido em junho de 1995.

Autor de vários livros, como "Da arte da guerra à arte militar" e "A Grande Estratégia de Portugal na Restauração 1640-1668", Gabriel Espírito Santo estava na situação de reforma desde outubro de 2000.

Exerceu funções de Comando, de Instrução e de Ensino, tendo desempenhado, como general, os cargos de Representante Militar Permanente de Portugal no Comité Militar da NATO, Quartel-Mestre do Exército, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Chefe do Estado-Maior do Exército e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Foi professor no Instituto de Altos Estudos Militares, assessor de Estudos no Colégio da Defesa NATO (Roma), Professor convidado da Universidade Católica (Lisboa) e presidente da direção da Revista Militar.

O general Gabriel Espírito Santo foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada e com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.