Baião conclui "ciclo de aposta na educação", com investimento de 16 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 17 out (Lusa) - A Câmara de Baião inaugura no domingo o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, concluindo um "ciclo de aposta na educação", iniciado em 2006, que representa um investimento de 16 milhões de euros.

"A educação foi a grande aposta dos dois últimos mandatos. Travar a elevada taxa de abandono escolar no concelho foi uma meta ambiciosa", comentou hoje o presidente José Luís Carneiro, em declarações à agência Lusa.

A Carta Educativa daquele concelho do distrito do Porto previa a construção de três centros escolares e de três polos. Dos seis equipamentos, cinco já se encontram em funcionamento, representando um investimento para o município de cerca de 6,5 milhões de euros.

Só o polo escolar previsto para a freguesia da Teixeira não foi construído, por a respetiva candidatura não ter sido aprovada pelo Ministério da Educação.

No mesmo período, foram realizados, pelo município, outros investimentos na área da educação, nos domínios das refeições escolares, transportes, aquisição de viaturas e aquecimento, para além da construção de um parque de estacionamento de apoio à escola secundária. A autarquia estima que neste conjunto de apostas tenham sido investidos cerca de 9,5 milhões de euros.

José Luís Carneiro assinalou que o investimento teve como objetivo acabar com as "estatísticas arrasadoras" que caracterizavam o concelho em 2005.

Segundo o edil, 70% dos alunos não completava o 12º ano de escolaridade e 50% não chegavam a concluir o 9º ano de escolaridade.

Estes números, acrescentou, "exigiram um planeamento e a definição de uma estratégia educativa a vários níveis, bem como a implementação de medidas assentes em dados sustentados".

Para o autarca socialista, a aposta traduziu-se em resultados positivos, entre os quais a evolução no domínio do abandono escolar. Em 2005, recordou Carneiro, Baião era o concelho com a segunda maior taxa de abandono e insucesso escolar do distrito do Porto.

"Hoje, felizmente, o abandono precoce da escola é residual", vincou.

José Luís Carneiro concluiu que a inauguração do último centro escolar completará o reordenamento escolar, o que permite alcançar "o principal objetivo de garantir a igualdade de oportunidades a todas as crianças do concelho de Baião no acesso à educação".

O Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, a inaugurar no domingo, representa um investimento de 1,9 milhões de euros, tendo sido comparticipado a 85% por fundos comunitários.

O equipamento é composto por 10 salas de aulas destinadas ao primeiro ciclo do ensino básico e acolhe alunos das freguesias de Santa Marinha do Zêzere, Valadares, Frende, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras.

O centro escolar também tem duas salas de atividades destinadas às crianças do pré-escolar da freguesia de Santa Marinha do Zêzere.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.