Associação de Barcelos pede que se siga "bom exemplo" grego no IVA da restauração

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 17 jul (Lusa) - A Associação Comercial e Industrial de Barcelos avisou que estão "em risco" 22 mil postos de trabalho na restauração se o IVA no setor se mantiver nos 23% e propôs que Portugal "siga o bom exemplo" da Grécia.

Em declarações, hoje, à agência Lusa, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, apontou a "possibilidade forte" de 30% dos cafés e restaurantes da região encerrarem até finais de 2013, o que terá uma "fortíssimo impacto" na economia regional e "custos sociais elevados".

O primeiro-ministro grego anunciou hoje a descida do IVA na restauração de 23 para 13% a partir de 01 de agosto.

Se o IVA continuar nos 23% a ACIB estima que "encerrem dois mil estabelecimentos só na região do Vale do Cávado".

O fecho destes dois mil estabelecimentos, cafés, snack-bares e restaurantes, avisou o responsável, põe em risco "cerca de 22 mil postos de trabalho".

Para Albuquerque, "estão em causa implicações na economia regional e implicações sociais, como o aumento do desemprego, diminuição de receitas fiscais e custos para o desenvolvimento regional" uma vez que, como disse, "muitos destes estabelecimentos situam-se em pequenas localidades".

O responsável apontou a Grécia como o "exemplo a seguir" no que concerne ao IVA na restauração.

"O Governo português devia seguir o bom exemplo da Grécia, que reduziu a taxa de IVA, demonstrando assim uma atitude inteligente que Portugal também precisa", apontou o responsável.

Por isso, adiantou, "a ACIB enviou hoje mesmo a todos os deputados da Assembleia da República uma carta" com o apelo claro para que "rapidamente se tome a medida" de descer o IVA na restauração em Portugal para os 13%.

"Sabemos que tal é possível, e que apenas será uma realidade se todos os senhores deputados se empenharem na questão e transmitirem ao Governo a urgência de tal decisão", justificou.

Até porque, frisou, "esta situação do IVA a 23% na Restauração já destruiu 75.000 postos de trabalho e provocou a total estagnação do investimento neste setor".

As atuais 6.447 empresas de restauração do distrito de Braga representam um volume de negócios anual de 420,6 milhões de euros.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.