Rui Alves renuncia à sua candidatura às eleições da Liga de clubes de futebol

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 16 out (Lusa) - Rui Alves, um dos três candidatos às eleições de junho para a presidência da Liga de clubes de futebol, anunciou hoje que não se apresentará a votos para o novo ato eleitoral, afirmando que "para tudo há limites".

A lista de Rui Alves para as eleições de 11 de junho foi rejeitada - tal como a de Fernando Seara - uma vez que o presidente da Mesa da Assembleia-Geral eleitoral da Liga, Carlos Deus Pereira, considerou que ambas continham irregularidades. Assim, apenas a lista do atual presidente, Mário Figueiredo, foi a votos, ganhando umas eleições que posteriormente o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol mandou repetir.

"Para tudo há limites, pelo que, não estando disponível para continuar a desmascarar este comportamento [do presidente da Mesa], anuncio que retiro a minha candidatura", indicou hoje Rui Alves na página oficial da sua lista.

No comunicado, o antigo presidente do Nacional afirmou que, ao apresentar a sua candidatura, "estava preparado para discutir, até ao mais ínfimo pormenor, a organização do futebol profissional português", mas reconhece que "não tinha previsto explicar aos juristas da Mesa da Assembleia-Geral da Liga as regras interpretativas de documentos jurídicos e de pactos sociais, nem a distinção entre inelegibilidade e incompatibilidade".

Rui Alves salienta que Carlos Deus Pereira "não sabe interpretar estatutos" e adotou "absurdas posições jurídicas" no decorrer de todo o processo eleitoral. Na sequência de um Acórdão do Conselho de Justiça da FPF, Carlos Deus Pereira remarcou novas eleições para 27 de outubro, abertas a outras listas que não apenas as três originais.

"Penso que é desconhecimento a mais e que o comportamento jurídico do presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga nada mais é do que um comportamento ilegal, injusto e instrumental para que, no âmbito das eleições que estavam convocadas, se não pudesse ver sufragada a minha tese quanto à distribuição de dinheiros no futebol profissional", explicou.

Rui Alves recordou que, no futebol profissional em Portugal, "o dinheiro distribuído ao primeiro classificado da Liga representa 14 vezes o montante de dinheiro distribuído ao último classificado".

"Os ingleses têm uma proporcionalidade de 1 para 1,6, os alemães de 1 para 3 e os franceses de 1 para 4. Entendia e entendo que esta divisão é injusta e condiciona a igualdade de oportunidades na competição, favorecendo os mais ricos em detrimento dos mais pobres", sublinhou o mesmo responsável.

Por isso mesmo, Rui Alves considera que o fim da sua candidatura à Liga "é um dia feliz para aqueles que querem a manutenção do 'status quo' e que querem manter as diferenças, as injustiças e as cumplicidades que têm grassado no futebol português".

NVI // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.