Protecção Civil alerta para vento e agitação maritima em sete ilhas dos Açores

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 16 out (Lusa) -- A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta para as previsões de agitação marítima forte nos grupos Ocidental e Central, com ondas que poderão chegar aos sete metros e um aumento da intensidade do vento nas próximas horas.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "voltou a prolongar o aviso de agitação marítima forte" para sete ilhas dos Açores, "onde a passagem de um sistema frontal provocará um aumento da intensidade do vento".

Assim, para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), o alerta amarelo em relação ao vento é "relativo a velocidade média e rajada máxima", entre as 13:00 (14:00 em Lisboa) de hoje e as 06:00 (07:00 em Lisboa) de sexta-feira, "direção de sudoeste, rodando para oeste".

Quanto à agitação marítima, estão previstas "ondas de oeste/noroeste de seis a sete metros até às 18:00 locais (19:00 no continente) de sexta-feira".

Para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo é igualmente referente à "velocidade média e rajada máxima de vento, direção de sudoeste, rodando para oeste, entre as 18:00 de hoje (19:00 em Lisboa) e as 04:00 de sexta-feira (05:00 em Lisboa)".

As previsões apontam ainda para "ondas de oeste/noroeste de seis a sete metros até às 18:00 locais (19:00 no continente) de sexta-feira".

Face a estas previsões, a Proteção Civil dos Açores recorda quais são as medidas de autoproteção a adotar, nomeadamente a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

Nas "zonas mais vulneráveis" as populações devem "manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas".

Na estrada os condutores devem adotar "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias" e "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas".

É também aconselhada uma "adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas".

A Proteção Civil desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

APE // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).