Três distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 out (Lusa) -- Três distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estão desde 22:00 de quarta-feira e até às 18:00 de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente.

Estes três distritos passam depois a aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 e as 00:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas que nas terras altas podem atingir os 90 quilómetros/hora.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos estão sob aviso desde as 22:00 de quarta-feira e as 09:00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 4,5 metros.

Também a Madeira e os grupos central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir chegar aos 7 metros.

Na Madeira o aviso vai estar em vigor até às 12:00 de sexta-feira e nos Açores até às 23:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, sendo persistente no litoral centro a norte do Cabo Mondego e na região norte, vento moderado, temporariamente forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro e pequena subida da temperatura mínima.

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, até meio da tarde, sendo pouco frequentes na região sul, vento fraco a moderado o quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral a norte do Cabo Espichel e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros geralmente fracos, mais frequentes na tarde e vento do quadrante oeste muito fresco, tornando-se forte a muito forte com rajadas até 95 quilómetros/hora a partir da tarde.

Na Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral muito nublado a partir do final da tarde e com ocorrência de períodos de chuva, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da manhã e vento moderado a forte de sudoeste, sendo forte nas terras altas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Castelo Branco prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Braga, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 21, Bragança e Vila Real 19, Viseu 18, Guarda 15, Évora e Funchal 25, Beja 26, Faro e Leiria 24 e Santa Cruz das Flores 20.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.