Albergue para animais errantes vence orçamento participativo de S. João da Madeira

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 15 out (Lusa) - O projeto de construção de um albergue para animais errantes em S. João da Madeira venceu o primeiro orçamento participativo desse município e vai receber 80.000 euros para a respetiva concretização, anunciou hoje a autarquia.

A proposta partiu de Teresa Oliveira - que exerce funções de presidente da Associação dos Amigos dos Animais de S. João da Madeira (ANI S. João) - e, entre as 30 candidaturas pré-selecionadas para apreciação pública, recebeu 347 votos entre um total de 613.

"Já fui apelidada de maluquinha dos animais e fundamentalista", admitiu a autora do projeto ao saber da vitória, "mas vale sempre a pena lutar por esta causa de salvar animais".

Ricardo Oliveira Figueiredo, presidente da Câmara Municipal, revelou que "a obra será lançada em 2015" e disse-se "satisfeito" com a forma como todo o processo decorreu.

"Esta foi a primeira vez que, em S. João da Madeira, se concretizou uma iniciativa de participação cívica com estas características, dando cumprimento a um dos objetivos de envolver cada vez mais os munícipes na vida da sua cidade", observou o autarca.

"Todas as 30 propostas que estiveram em votação tiveram um nível global muito assinalável e foram os próprios cidadãos que decidiram qual o projeto a ser contemplado no orçamento da Câmara para o próximo ano", realçou. "Estamos convictos de que a motivação dos sanjoanenses para participar na vida pública será crescente", acrescentou.

O orçamento disponível para materialização de ideias desenvolvidas por cidadãos com ligação a S. João da Madeira era de 100.000 euros, mas o regulamento definia que essa verba só seria efetivamente distribuída por propostas que recolhessem, a título individual, mais de 100 apoiantes.

O albergue para animais errantes foi orçamentado em apenas 80.000 euros, o que libertaria ainda 20.000 para concretização de uma segunda proposta, mas, considerando que a ideia de Teresa Oliveira foi a única que obteve mais de 100 votos, a verba restante ficará assim por atribuir.

O segundo projeto mais votado em S. João da Madeira foi o "Crescer Feliz - Promoção de Competências no Pré-escolar", que recolheu 96 apoiantes.

Em seguida, destacou-se a intenção de substituir a cobertura do Jardim-de-Infância e Escola EB1 do Parrinho, mas o projeto ficou a maior distância do segundo classificado, por ter conseguido apenas 29 votos.

Quanto às propostas menos apoiadas, entre as 30 que foram sujeitas ao escrutínio do público houve seis que não obtiveram um único voto: a de construção de sepulturas aeróbias no Cemitério N.º 3, a de promoção de uma mostra de produtos da cidade, a de remodelação do jardim do Largo Santo Estêvão, a de criação de um portal sobre o concelho e as de realização de um evento relacionado com moda em geral e outro dedicado apenas ao chapéu.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.