"A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, publicada no Brasil

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 out (Lusa) - O livro para a infância "A menina do mar", da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, acaba de ser publicado no Brasil, pela editora Cosac Naify, com ilustrações da autora brasileira Veridiana Scarpelli.

De acordo com a Cosac Naify, a edição brasileira de "A menina do mar" inclui um glossário "para explicar algumas expressões e vocabulários do português de Portugal" e uma nota bibliográfica de Liliana Jacoto, professora de Literatura Portuguesa em São Paulo.

No livro, Sophia de Mello Breyner Andresen "projeta sobre as crianças de todas as idades o desejo de mergulhar definitivamente no Azul, de unir a terra e a água numa mesma pátria de alegria e fluidez", escreveu Liliana Jacoto.

A obra, que em Portugal faz parte do Plano Nacional de Leitura, conta a história de um menino, que vive numa casa branca voltada para o mar, que um dia encontra uma menina, pequenina e de cabelos azuis, que estava a dançar com um polvo, um caranguejo e um peixe.

"A menina do mar", publicado em 1958, é um dos mais conhecidos textos de Sophia de Mello Breyner Andresen para a infância. Ao longo de mais de 50 anos, teve várias reedições, ilustrado por artistas como Sarah Affonso, Armando Alves, Luís Noronha da Costa e, mais recentemente, Fernanda Fragateiro.

Em 2015, a editora Cosac Naify planeia editar "A fada Oriana", outro dos contos para a infância, que Sophia de Mello Breyner Andresen publicou em 1958.

Em várias entrevistas, Sophia de Mello Breyner Andresen revelou que a ideia de escrever para crianças nasceu da necessidade de contar histórias aos filhos. A primeira obra foi precisamente "A menina do mar", inspirada numa história incompleta que a mãe lhe tinha contado sobre uma menina que vivia nas rochas.

"Como a coisa que eu mais adorava na vida era tomar banho de mar, essa menina tornou-se para mim o símbolo da felicidade máxima, porque vivia no mar, com as algas, com os peixes... Então eu comecei a contar a história a partir disso", afirmou a escritora, numa entrevista a Eduardo Prado Coelho, citada na página oficial na Internet.

Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais distintas vozes literárias do sécullo XX português, nasceu no Porto, em 1919, e morreu em Lisboa, a 02 de julho de 2004.

Para a infância, publicou ainda "A noite de Natal" (1959), "O cavaleiro da Dinamarca" (1964), "O rapaz de bronze" (1966), "A floresta" (1968), "A árvore" (1985), "A cebola da velha avarenta" (1986) e, a título póstumo, "Os ciganos", obra completada pelo neto, Pedro Sousa Tavares.

A 02 de julho passado, dez anos depois da morte, o corpo de Sophia de Mello Breyner Andresen foi trasladado para o Panteão Nacional, em Lisboa.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.