Familiar de uma das vítimas diz que reabertura de processo do Meco é nova esperança de descoberta da verdade

Familiar de uma das vítimas diz que reabertura de processo do Meco é nova esperança de descoberta da verdade
| País
Porto Canal

Um familiar de Ana Catarina Soares, um dos seis jovens estudantes que morreram na praia do Meco a 15 de dezembro de 2013, confirmou a reabertura do processo judicial, dizendo que este significa "uma nova esperança de descoberta da verdade".

"A reabertura do processo é uma forma que o nosso advogado tem de inquirir o João Gouveia, [único sobrevivente], que deverá ser constituído arguido. Poderá ser uma forma de chegarmos a verdade", disse à Lusa António Soares, pai de Ana Catarina Soares.

O processo judicial instaurado na sequência da morte de seis alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, que se encontravam na praia do Meco, no concelho de Sesimbra, tinha sido arquivado pelo Procurador do Ministério Público do Tribunal da Almada, que considerou não haver indícios de crime.

O advogado das famílias dos seis jovens, Vítor Parente Ribeiro, decidiu, no entanto, pedir a abertura de instrução, pretensão que foi agora acolhida por um juiz do Tribunal de Setúbal.

Na altura, Vítor Parente Ribeiro disse à Lusa que havia elementos do processo que não eram claros no despacho de arquivamento, e que, por outro lado, não havia qualquer referência a determinados elementos de prova.

Os familiares dos seis jovens afirmam-se convictos de que a investigação sobre o caso "ficou pela rama" e dizem ter muitas dúvidas quanto à versão contada por João Gouveia, segundo a qual o grupo de universitários terá sido surpreendido e arrastado por uma onda quando se encontrava à beira-mar na madrugada de 15 de dezembro do ano passado.

Ao mesmo tempo que admite estar satisfeito com a abertura de instrução, o pai da vítima Ana Catarina Soares, António Soares, garante que não está preocupado com as notícias sobre a alegada intenção do Procurador do Ministério Público de Almada, Moreira da Silva, instaurar processos, por difamação, a algumas famílias das vítimas e a alguns jornalistas.

"O senhor procurador pode avançar com os processos que quiser, porque nós [familiares das vítimas da praia do Meco] já perdemos o que tínhamos a perder", disse.

"Mas que as coisas foram mal conduzidas na fase de inquirição, continuo a afirmá-lo em qualquer momento", acrescentou António Soares.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, "nos termos da Lei da Organização do Sistema Judiciário, que entrou em vigor a 1 de Setembro, a comarca competente para tramitar o processo passou a ser a de Setúbal".

Os autos foram remetidos à comarca de Setúbal e a representação do Ministério Público passa a ser assegurada por magistrado dessa comarca.

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.