Maddie: Polícia britânica demonstra vontade em realizar novas análises

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 15 out (Lusa) - O presidente do Instituto de Medicina Legal, Francisco Brízida Martins, disse hoje, em Coimbra, que inspetores da Scotland Yard demonstraram vontade em realizar novas análises às provas recolhidas, no âmbito do caso Madeleine McCann.

A Scotland Yard "demonstrou vontade de [fazer} novas análises", estando em aberto a possibilidade de estas serem realizadas em Inglaterra ou novamente no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), contou Francisco Brízida Martins, após uma reunião de três horas com cinco elementos da polícia britânica, dois dos quais, especialistas em genética.

Essas análises teriam de ser feitas "no âmbito da cooperação" entre as autoridades portuguesas e inglesas e com a entrega de nova carta rogatória, explicou o responsável do INML, sublinhando que, apesar de alguns vestígios poderem não estar em condições para análise, "hoje", com a evolução tecnológica, "consegue-se ir mais longe do que há alguns anos".

Os elementos da Scotland Yard, que estão a desenvolver uma investigação paralela à das autoridades portugueses, "pretendiam esclarecer os procedimentos nos exames de genética e biologia", realizados no INML em 2007, referiu.

"Houve um reconhecimento pelo trabalho do instituto", estando o INML "disponível para a realização de novos exames", avançou.

O encontro entre a polícia britânica e o instituto começou por volta das 10:30, em Coimbra, e terminou às 13:30.

O encarregado de coordenar a investigação da Scotland Yard no caso Madeleine McCann, Andy Redwood, recusou-se a tecer qualquer comentário sobre a reunião com os membros do Instituto de Medicina Legal.

Inspetores da Scotland Yard estiveram reunidos, na terça-feira, com a PJ, em Faro, três meses após as últimas inquirições no âmbito do caso Madeleine McCann.

A polícia britânica terá estado a preparar novas inquirições a suspeitos no âmbito deste processo, depois de, em julho, terem interrogado quatro arguidos e uma dezena de testemunhas.

Em agosto, a Scotland Yard entregou a quinta carta rogatória às autoridades portuguesas, no sentido de realizar novas diligências que ainda não foram autorizadas pela nova procuradora do Ministério Público de Portimão.

No início de junho, agentes britânicos de investigação forense, PJ e GNR realizaram várias buscas com cães, no miradouro da Praia da Luz e em terrenos à entrada da localidade turística da Aldeia da Luz.

Ao todo, foi investigada uma área de cerca de 60 mil metros quadrados, incluindo condutas de eletricidade e gás, esgotos e edifícios em ruínas, com o auxílio de cães pisteiros e "georradares", buscas que se revelaram infrutíferas.

Maddie McCann desapareceu a 03 de maio de 2007, do quarto onde dormia com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

JYGA (MAD) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".