FC Porto-Sporting ainda mais "escaldante" concentra atenções na Taça de Portugal

FC Porto-Sporting ainda mais "escaldante" concentra atenções na Taça de Portugal
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O "clássico" FC Porto-Sporting, que promete ser ainda mais "escaldante" do que o habitual, concentra as atenções da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, que se disputa entre sexta-feira e domingo.

O embate do Estádio do Dragão, no sábado, deixará a prova privada de, pelo menos, um "grande", logo na primeira ronda em que participam os clubes da I Liga, no mesmo dia em que o Benfica, detentor do troféu, tem um desafio teoricamente mais acessível, em casa do Sporting da Covilhã.

Se um confronto entre "dragões" e "leões" promete sempre "temperaturas" elevadas, o "termómetro" deste "clássico" da Taça de Portugal promete subir, depois da guerra de palavras lançada pelo presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho criticou o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e disse que as coisas só podem correr pior no Estádio do Dragão se sair de lá morto. O clube portuense respondeu com atos, exigindo o pagamento antecipado dos bilhetes, sem possibilidade de devolução.

Sem jogadores lesionados, nem suspensos, as equipas treinadas pelo espanhol Julen Lopetegui e Marco Silva devem apresentar-se na máxima força, depois de um interregno de duas semanas para os jogos das seleções nacionais, que também não trouxeram novas "baixas".

Os "azuis e brancos" detêm clara vantagem nos confrontos diretos para a Taça de Portugal: em 21 eliminatórias, qualificaram-se 13 vezes, contra oito do Sporting, e, dos 15 jogos realizados no Porto, venceram 10, empataram dois e perderam apenas três.

Se forem contabilizadas também as partidas realizadas no Estádio José Alvalade, a vantagem do clube portuense esbate-se significativamente, pois, em 36 jogos, 13 terminaram com triunfo do FC Porto e 11 com vitória da equipa lisboeta, tendo-se registado ainda 12 igualdades.

Enquanto os técnicos de FC Porto e Sporting devem apresentar as suas melhores equipas, espera-se que Jorge Jesus, treinador do Benfica, poupe vários habituais titulares na partida com o Sporting da Covilhã, nono classificado na II Liga.

Apesar de se ter apurado sempre que defrontou o Sporting da Covilhã para a Taça de Portugal, o Benfica ganhou apenas um dos quatro encontros naquela cidade serrana, o último dos quais em 1959, beneficiando dos resultados obtidos em casa, numa altura em que a prova se disputava a duas mãos.

O Rio Ave, finalista vencido na época passada, na qual perdeu no Estádio Nacional por 1-0 frente ao Benfica, reúne todas as condições para prosseguir na competição, visitando o Coimbrões, que alinha no campeonato nacional de seniores.

Além do FC Porto-Sporting, há apenas mais um embate entre primodivisionários, a receção do Vitória de Setúbal ao Arouca, numa fase em que ainda restam quatro "sobreviventes" dos distritais: Alcains, Real Massamá, que defrontam o Sporting de Braga e o Gil Vicente, ambos da I Liga, Serzedo e Amora.

Das restantes equipas do escalão principal, o Boavista e o Penafiel foram sorteados com adversários, teoricamente, mais complicados, o Desportivo das Aves e o Tondela, ambos da II Liga, com os restantes a medirem forças com equipas do campeonato nacional de seniores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.