PGR afirma que investigação do Ministério Público não está ligada ao universo Espírito Santo

PGR afirma que investigação do Ministério Público não está ligada ao universo Espírito Santo
| País
Porto Canal

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o "universo Espírito Santo".

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que "estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP" e que estas "não estão relacionadas com o denominado 'universo Espírito Santo'”.

Uma fonte ligada ao processo tinha dito hoje à Lusa que as buscas, por suspeitas de branqueamento de capitais, estão relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo o Expresso, "trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituido arguido".

De acordo com informações recolhidas pelo DN, "alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras".

Informações divulgadas em fevereiro davam conta de que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tráfico de pessoas do Brasil, da Câmara dos Deputados, tinha aberto uma investigação a um esquema de envio de cidadãs brasileiras para o exterior, que alegadamente envolve Bento dos Santos.

O empresário Bento dos Santos está acusado de participar numa rede internacional de tráfico de mulheres que levava as vítimas para a prostituição em Angola, Portugal, África do Sul e Áustria, em troca de pagamentos entre 10 mil dólares (7,2 mil euros) e 100 mil dólares (72,9 mil euros).

Segundo o gabinete do presidente da comissão, o deputado Arnaldo Jordy, o esquema criminoso que supostamente envolve Bento dos Santos chamou a atenção por ser uma rota desconhecida de tráfico de mulheres brasileiras.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.