Médio Tejo reúne-se com grupos parlamentares por causa do mapa judiciário

| País
Porto Canal / Agências

Abrantes, 15 out (Lusa) -- A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é recebida na quinta-feira pelos vários grupos parlamentares num esforço de sensibilização para as suas pretensões antes da discussão em plenário da petição contra o atual mapa judiciário.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da CIMT, disse à agência Lusa que as audiências agendadas para quinta-feira (à exceção do CDS-PP, com cujos deputados a delegação da comunidade se reuniu a semana passada) visam explicar o teor da petição que recolheu mais de 5.000 assinaturas e que será discutida em plenário em data ainda não marcada.

"A par da desqualificação, seja pelo encerramento de tribunais em Mação e em Ferreira do Zêzere seja pela passagem a secção de proximidade em Alcanena ou ainda pelo desmantelamento do circulo judicial de Abrantes, há ainda o facto de estarmos num distrito com a área que tem e a população que serve", disse a também presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Para a CIMT, é incompreensível que, a exemplo do que aconteceu nos distritos de Faro e de Braga, não tenha havido um desdobramento das grandes instâncias cíveis e criminais, na Lezíria e no Médio Tejo, ao invés da concentração na grande comarca de Santarém.

Céu Albuquerque referiu que, com uma população sensivelmente igual à do distrito de Faro, o distrito de Santarém tem uma área substancialmente superior às dos dois distritos em que foram permitidos os desdobramentos.

"Queremos sensibilizar os deputados para a necessidade de discussão efetiva desta questão e no sentido de que os grupos parlamentares tomem iniciativas que contrariem a situação grave e desigual que foi criada no Médio Tejo", declarou.

A petição que contesta o novo mapa judiciário foi entregue no parlamento no passado dia 23 de setembro. Além da discussão em plenário, a petição terá que ser apreciada na Comissão de Justiça e ser elaborado um relatório final no prazo de 60 dias.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

MLL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.