Câmara de Manteigas aprova plano de saneamento financeiro de 3 ME

| País
Porto Canal / Agências

Manteigas, 15 out (Lusa) - A Câmara Municipal de Manteigas aprovou um plano de saneamento financeiro para pagar uma dívida de 3 milhões de euros à empresa Águas do Zêzere e Côa (AdZC), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

"Não estamos a criar nova dívida. A câmara não vai aumentar a dívida, vai substituir dívida que já tem por uma dívida que há de pagar a 14 anos", explicou o autarca José Manuel Biscaia (PSD).

O recurso ao saneamento financeiro, já aprovado pelo executivo camarário e pela Assembleia Municipal de Manteigas, é justificado com a necessidade de a autarquia regularizar uma dívida para com a AdZC relativa ao fornecimento de água e tratamento de esgotos.

"A dívida global da câmara entre longo, médio e curto prazo, para com a banca e fornecedores, é de cerca de 6 milhões de euros e sensivelmente 3,5 milhões de euros é de dívida a fornecedores, de curto prazo. A grande fatia desta dívida é à AdZC", esclareceu.

José Manuel Biscaia lembrou que a empresa responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgotos recorreu ao tribunal e, em breve, o executivo a que preside vai ter que pagar a dívida global à AdZC, daí o recurso à banca, para que possa estar preparado financeiramente para proceder aos pagamentos em atraso.

"E, a ter que pagar tudo, estamos a falar de 3 milhões de euros de água e saneamento", apontou, lembrando que um dos processos em tribunal já foi julgado, tendo o município de Manteigas sido condenado ao pagamento de cerca de 200 mil euros mais juros.

O saneamento financeiro da Câmara Municipal de Manteigas vai ser feito com recurso a dois bancos (um empresta 2,5 milhões de euros e o outro 500 mil euros) e será submetido à apreciação do Tribunal de Contas.

Para além de Manteigas, a AdZC fornece serviços aos municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Mêda, Oliveira do Hospital, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia.

ASR.

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.