Duas barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 out (Lusa) - As barras marítimas de São Martinho do Porto e Esposende estão hoje encerradas à navegação e outras três estão condicionadas devido ao estado do mar, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

De acordo com a Marinha, as barras marítimas de São Martinho do Porto e Esposende estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima, enquanto a da Figueira da Foz está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

A barra da Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra de Vila do Conde está hoje condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima, prevendo-se ondas até aos 6,5 metros.

O aviso amarelo para estes distritos vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira.

Também a costa norte da Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Sob aviso amarelo estão ainda os grupos Central (S. Jorge, Graciosa, Pico, Faial e Terceira) e Ocidental (Flores e Corvo) devido à previsão de ondas de noroeste de 6 a 7 metros.

O aviso para estes dois grupos açorianos está em vigor desde as 21:00 de quarta-feira e as 23:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de oeste-sudoeste noroeste com 1,5 a 2,5 metros, passando a ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

Na costa ocidental a sul do Cabo Raso estão previstas ondas de oeste-noroeste com 1,2 a 2 metros, aumentando para 3 a 3,5 metros.

A temperatura da água do mar vai rondar os 19/20 graus.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.