Golo de Ronaldo nos descontos dá vitória justa a Portugal

Golo de Ronaldo nos descontos dá vitória justa a Portugal
| Desporto
Porto Canal

Um golo de Cristiano Ronaldo, no último minuto, deu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, o primeiro do novo selecionador Fernando Santos, em jogo no Grupo I de qualificação para o Euro2016.

Em Copenhaga, Ronaldo cabeceou com sucesso aos 90+5 minutos, depois de um centro de Ricardo Quaresma, e gelou por completo o Estádio Parken, numa altura em que o nulo já era quase certo.

O tento do capitão português aconteceu numa altura em que a Dinamarca até parecia estar mais perto golo, embora Portugal tenha dominado grande da partida e desperdiçado várias oportunidades de golo.

Cristiano Ronaldo alcançou a marca de 22 golos em Europeus, incluindo fases finais e qualificação, e igualou o recordista Jon Dahl Tomasson, avançado dinamarquês já reformado, e que chegou a esses números graças a muitos tentos marcados neste mesmo estádio.

Com esta vitória, a primeira em Copenhaga desde 1977 e que pôs fim a uma série de três jogos sem ganhar nesta capital, Portugal relançou o apuramento para o Euro2016 e somou os primeiros três pontos no Grupo I.

Fernando Santos festejou também a sua primeira vitória como selecionador português, depois de se ter estreado com uma derrota em França, por 2-1.

Mesmo assim, Portugal apresentou algumas debilidades na concretização, tantas foram as oportunidades criadas, e também nas laterais, em que Cedric e Eliseu estiveram sempre algo nervosos.

Ricardo Carvalho e William Carvalho foram as novidades no "onze" de Fernando Santos, que optou por colocar em campo a equipa que tinha deixado boa imagem na segunda-parte do jogo em Paris.

Ao contrário do que aconteceu com a França, a seleção portuguesa entrou muito bem na partida e chegou com alguma facilidade à baliza do guarda-redes Schmeichel, que teve uma intervenção complicada logo aos sete minutos, a remate de Cristiano Ronaldo.

Com um meio campo muito compacto, Portugal foi controlando a partida e somou algumas boas oportunidades, através de Nani, novamente por Ronaldo e também Danny.

O luso-venezuelano foi mesmo o jogador português mais ativo nesta primeira parte, com várias fugas pelas alas e boas combinações com os seus colegas da frente.

Apesar da boa exibição, a seleção lusa manteve-se a zero e coube mesmo à Dinamarca a melhor oportunidade desta fase do encontro, quando Krohn-Dehli atirou ao poste, aos 34 minutos, após lance de contra-ataque.

Os dinamarqueses procuravam as saídas rápidas para o ataque e apostavam quase sempre pelo lado de Eliseu, já que o lateral esquerdo aparecia muitas vezes fora de posição e "abandonado" pelos colegas da frente na altura de defender.

O nulo manteve-se até ao intervalo e, logo no início da segunda parte, Portugal continuou a desperdiçar oportunidades. Primeiro foi Cristiano Ronaldo que, isolado, não conseguiu bater Schmeichel, que saiu rapidamente e fez a "mancha" aos pés do avançado português, num lance em que fez lembrar o seu pai, Peter, antigo guarda-redes do Sporting. Depois, William Carvalho atirou por cima, já dentro da área.

Portugal foi mantendo o controlo e, com alguma surpresa, Fernando Santos desfez o trio da frente e colocou João Mário no lugar da Nani, aos 68 minutos. Esperava-se que fosse Tiago a sair, já que estava completamente esgotado, mas o escolhido acabou por ser o jogador do Sporting.

Essa troca acabou por acontecer numa altura em que a Dinamarca cresceu na partida e Krohn-Dehli voltou a estar perto do golo, com um remate à entrada da área que passou a centímetros da baliza de Patrício.

A seleção lusa começou a dar mostras de grande cansaço e nem as entradas de Eder e depois de Ricardo Quaresma conseguiram devolver algum controlo à equipa portuguesa, tendo nessa altura Ricardo Carvalho sido "imperial" a impedir os ataques dinamarqueses.

O central de 36 anos foi um dos melhores em campo, tendo estado quase perfeito no centro da defesa.

Quando era quase certo o nulo, Quaresma escapou pela direita e tirou um cruzamento perfeito para Ronaldo, que de cabeça bateu Schmeichel e garantiu a vitória.

Jogo disputado no Estádio Parken, em Copenhaga.

Dinamarca - Portugal, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

0-1, Cristiano Ronaldo, 90+5.

Equipas:

- Dinamarca: Kasper Schmeichel, Lars Jacobsen, Simon Kjaer, Daniel Agger, Nicolai Boilesen (Simon Poulsen, 58), William Kvist, Pierre Hojbjerg, Christian Eriksen (Thomas Kahlenberg, 84), Lasse Vibe (Uffe Bech, 46), Martin Krohn-Dehli e Nicklas Bendtner.

(Suplentes: Jesper Hansen, Stephan Andersen, Peter Ankersen, Andreas Bjelland, Kian Hansen, Simon Poulsen, Lasse Schone, Thomas Kahlenberg, Jakob Poulsen, Martin Braithwaite, Poulsen, Uffe Bech).

Selecionador: Morten Olsen.

- Portugal: Rui Patrício, Cedric, Pepe, Ricardo Carvalho, Eliseu, William Carvalho, Tiago (Quaresma, 84), João Moutinho, Danny (Éder, 77), Nani (João Mário, 68) e Cristiano Ronaldo.

(Suplentes: Anthony Lopes, Beto, Bruno Alves, José Fonte, Antunes, Ivo Pinto, André Gomes, Adrien, João Mário, Eder, Vieirinha, Ricardo Quaresma).

Selecionador: Fernando Santos.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (90+2).

Assistência: Cerca de 36.000 espetadores.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.