Alunos de Olhão e Vila Nova de Gaia descobrem asteroide longínquo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) - Alunos e professores de Olhão e Vila Nova de Gaia descobriram um asteroide na Cintura de Kuiper, à qual pertence o planeta-anão Plutão, informou hoje o Núcleo Interativo de Astronomia - NUCLIO, associação formada por astrónomos amadores e profissionais.

A descoberta do corpo rochoso, designado 2014 QF173, foi feita numa campanha, deste último verão, de deteção de asteroides organizada pelo International Astronomical Search Collaboration, com sede dos Estados Unidos, envolvendo escolas de todo o mundo.

A equipa de portugueses que fez a descoberta, a partir da leitura de imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS, no Havai, inclui estudantes e docentes dos agrupamentos de escolas de Vilar de Andorinho, de Avintes/Vila Nova de Gaia, e Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão.

A campanha que recebeu o nome do telescópio visa mapear o céu em busca de objetos próximos da Terra, como asteroides.

Rosa Doran, presidente do NUCLIO, realçou à Lusa a importância da descoberta, sustentando que os portugueses detetaram um corpo celeste distante da Terra, fora do eixo habitual Marte-Júpiter, que pode, no entanto, fornecer aos cientistas dados "fundamentais para o conhecimento do Sistema Solar" e da própria formação do "planeta azul".

As imagens do telescópio foram enviadas para as escolas e estudadas por alunos e professores, tendo a identificação do asteroide sido, depois, validada cientificamente pela organização Minor Planet Center, tutelada pela União Astronómica Internacional.

A campanha de "caça aos asteroides" nas escolas ocorre todos os anos e é coordenada na Universidade Hardin-Simmons, no Texas, por um professor de astronomia, Patrick Miller.

Desde 2009, equipas portuguesas, formadas por alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, descobriram 32 asteroides.

O NUCLIO, que representa em Portugal o International Astronomical Search Collaboration, foi criado, em 2001, por astrónomos profissionais e amadores para promover a divulgação e o ensino de astronomia e astrofísica.

Cabe ao Núcleo Interativo de Astronomia contactar as escolas e treinar professores na ferramenta informática de leitura das imagens do telescópio Pan-STARRS.

ER //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados