Aveiro, Poiares, Nazaré e Cartaxo são os municípios que pediram ajuda antes de recorrerem ao FAM

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- Aveiro, Vila Nova de Poiares, Nazaré e Cartaxo são os quatro municípios que pediram ajuda de emergência por não conseguirem pagar serviços essenciais até receberem verbas do Fundo de Apoio Municipal(FAM).

Hoje, no parlamento, o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, afirmou que o pedido de ajuda de emergência de Aveiro já foi aprovado e que o de Vila Nova de Poiares deverá ser aprovado esta semana.

Leitão Amaro destacou que mais dois municípios, sem os identificar, estão a negociar com o Governo, mas ainda não iniciaram formalmente o processo.

No entanto, fonte do município do Cartaxo confirmou hoje à Lusa negociações com Governo para ter acesso a esta ajuda destinada a municípios em situação financeira difícil e que não conseguem pagar os serviços essenciais até à disponibilização do Fundo de Apoio Municipal, a partir de janeiro de 2015.

A mesma fonte revelou que a autarquia está a preparar o processo para o levar à aprovação em reunião de câmara.

Também o presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro, disse hoje à Lusa que está a negociar com o Governo esta ajuda.

Walter Chicharro esclareceu que, no caso da Nazaré, falta apenas aprovar o valor do apoio.

Aveiro, o único processo aprovado, vai receber 10,5 milhões, que devem servir para despesas urgentes, como o pagamento de salários.

Por seu lado, o presidente de Vila Nova de Poiares, que deverá, segundo o Governo, ver o seu processo aprovado esta semana, não quis adiantar dados sobre o processo.

O secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, disse, em setembro, que, para as autarquias que precisam de recorrer à ajuda financeira de emergência, "o Governo estimou, baseado na análise que fez com os municípios nessa situação, que poderiam ser necessários 40 milhões de euros".

RCS/MSO/DYA/MLL/JEF/LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.