Apoio à difusão da música portuguesa aumenta na Temporada de S. Roque

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- A 26.ª Temporada Música em S. Roque, em Lisboa, que começa na sexta-feira, demonstra "um acrescido apoio à difusão da música portuguesa, antiga e recente", disse o seu diretor artístico, o maestro Filipe Carvalheiro.

O responsável salientou também "a expansão [dos concertos] a mais locais do património edificado, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", entidade que organiza a temporada.

A temporada é constituída por 12 concertos, que se distribuem pela igreja de S. Roque e respetivo Museu, o convento de S. Pedro d'Alcântara e o mosteiro de Santos-o-Novo, nos quais "serão apresentadas obras de um período vasto, que se estende do Canto Gregoriano à música de compositores do nosso tempo", disse o maestro.

Entre os participantes, o maestro Carvalheiro destacou o Coro Gulbenkian, a Orquestra Barroca Casa da Música, o Ludovice Ensemble, o Coro Gregoriano de Lisboa e a pianista Sofia Lourenço, além dos dois concertos protagonizados por professores e alunos de escolas de música da região de Lisboa.

O programa da Temporada inclui "obras maiores da música portuguesa", salientou o maestro, destacando a "Grandiosa Missa", de Joaquim Casimiro Júnior (1808 - 1862), a Missa de Augusto Machado (1845 - 1924) e a Cantata Bíblica "Noemi", de Luiz de Freitas Branco (1890 - 1955), assim como "a reapresentação moderna de preciosidades esquecidas", nos arquivos da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca da Ajuda, da Sé Patriarcal, em Lisboa, e do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

A diretora de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Margarida Montenegro, afirmou, por seu turno, que a Temporada "assumiu definitivamente a maturidade, como evento cultural de destaque no panorama musical de Lisboa".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).