Levantada proibição de apanha de amêijoa na Caldeira do Santo Cristo da ilha de São Jorge

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 14 out (Lusa) - A pesca e apanha de amêijoa na lagoa da Caldeira do Santo Cristo, na ilha de São Jorge, Açores, volta a ser autorizada a partir de quarta-feira, após mais de ano de proibição devido a uma "maré vermelha".

Uma portaria do secretário regional do Mar, Fausto Brito e Abreu, hoje publicada no jornal oficial da região autónoma, revoga a interdição de pesca e apanha das famosas amêijoas desta lagoa, que havia sido determinada em setembro de 2013.

Na altura, o Governo dos Açores proibiu qualquer tipo de pesca e de banhos na lagoa da Caldeira do Santo Cristo por causa de uma "maré vermelha" provocada pelo desenvolvimento anormal de uma microalga que produz uma toxina.

Segundo a portaria hoje publicada, "têm sido efetuadas análises periódicas" e "a concentração da toxina nas duas últimas amostras de amêijoas foi inferior ao limite estabelecido por lei", pelo que "deixaram de subsistir as razões que levaram à proibição temporária do exercício da pesca e apanha daquele recurso naquela área".

MP (RF) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).