Qualificação de Portugal para o Europeu de sub-21 não está decidida - Rui Jorge

| Desporto
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 13 out (Lusa) - O selecionador Rui Jorge disse hoje que o "play-off" de qualificação para o Europeu de futebol de sub-21 não está decidido, apesar de considerar um bom resultado a vitória de 2-0 conseguida por Portugal na Holanda.

"Há sempre que ter cautela. Quem anda no futebol, sabe como é imprevisível. O resultado [na Holanda] é bom, mas não está nada decidido", disse Rui Jorge, na antevisão do jogo da segunda mão, que se realiza na terça-feira, em Paços de Ferreira.

Antes do treino de adaptação ao relvado do Estádio Capital do Móvel, o técnico disse também não esperar um adversário muito diferente daquilo que mostrou em Alkmaar, lembrando que "a Holanda tem o seu jogo definido, não é de alterar muito o seu estilo", e deve "manter-se fiel" ao modelo habitual, "pelo menos na fase inicial do jogo".

Rui Jorge falou também da importância da vitória no jogo, o que, a verificar-se, garantirá um registo inédito ao nível dos sub-21.

"O nosso objetivo, claramente, é a passagem da eliminatória, mas isto é uma equipa e sistematicamente procuramos a vitória. Queremos ser sempre seguros a defender e perigosos a atacar. A 10.ª vitória ou a 14.ª [incluindo jogos particulares], dependendo da perspetiva, será um feito único nos sub-21 e eles devem sentir-se orgulhosos", sublinhou.

O treinador disse também que não pensa "mexer muita coisa" no "onze" que irá apresentar em Paços de Ferreira, admitindo que a mudança irá além da ausência, por castigo, de Rafa, não temendo deslumbramentos por parte dos seus jogadores, face à vantagem de dois golos conseguida na Holanda.

"Não vejo sinais de isso acontecer. Toda a agente viu a atitude e concentração que os jogadores demonstraram nos últimos dois jogos", referiu, aproveitando para elogiar a "muita qualidade do grupo" e a "atitude fantástica" dos jogadores portugueses.

Para este decisivo jogo, Rui Jorge não vai poder contar com alguns jogadores promovidos à equipa principal, como William Carvalho, André Gomes ou João Mário, mas desvalorizou a questão e considerou-a um exemplo positivo para os restantes.

"Podemos falar muito, mas, se [os jogadores] não virem exemplos, pouco adianta. Esta é uma fase em que os jogadores têm de estar em constante ação e, se os jovens jogadores veem que há uma porta de saída, andam muito mais motivados", acrescentou.

O defesa esquerdo Luís Martins, suplente não utilizado na Holanda, não deverá ser opção para Rui Jorge, repetindo as queixas no adutor da coxa sentidas no treino em Lousada, no domingo.

A seleção de futebol sub-21 de Portugal deu um passo importante rumo ao Euro2015, após vencer a Holanda por 2-0, em Alkmaar, decidindo o apuramento na terça-feira, em Paços de Ferreira, a partir das 17:00, num jogo que terá arbitragem do inglês Michael Oliver.

CYA/JPYG // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.