Aeródromo de Tires reaberto por decisão do Instituto de Aviação Civil

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 13 out (Lusa) - O aeródromo de Tires, em Cascais, foi reaberto pelas 17:40 de hoje por decisão do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), informou a Câmara de Cascais.

Numa nota enviada à Lusa, a autarquia indica apenas que as operações aéreas foram retomadas com a autorização do INAC, sem adiantar mais informações. A Lusa tentou contactar a direção do aeródromo e a administração da Cascais Dinâmica, empresa municipal que gere a infraestrutura, para mais esclarecimentos, o que ainda não foi possível.

A direção do aeródromo de Tires esteve toda a manhã reunida com elementos da Agência Europeia para a Segurança na Aviação (AESA) e do INAC para analisar se era ou não possível reabrir o aeródromo, tal como estava previsto na sexta-feira, quando foi comunicado o seu encerramento temporário devido à falta de certificação do equipamento meteorológico e de meteorologista.

As falhas foram detetadas por uma inspeção da AESA.

O INAC esclareceu, no sábado, ter encerrado "temporária e preventivamente" o Aeródromo Municipal de Cascais por ter sido "identificada uma não-conformidade na prestação do serviço de informação meteorológica".

Num comunicado enviado à agência Lusa, após um pedido de esclarecimento, o INAC adiantou que, na sequência da inspeção da AESA, decidiu "suspender toda a prestação dos serviços de tráfego aéreo naquele aeródromo até que [fosse] reposta a situação normal".

A inspeção da EASA - European Aviation Safety Agency (nome original) decorreu na quinta-feira, mas os aviões ainda voaram até ao pôr-do-sol de sexta-feira.

"Temos uma estação automática que não está certificada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e que devia estar, além de não termos um meteorologista", explicou à agência Lusa, na sexta-feira, o diretor do aeródromo, António Santinhos.

O responsável referiu que estas inspeções surpresa são feitas com regularidade aos aeroportos e aeródromos, mas adiantou que esta foi a primeira vez que o aeródromo de Tires foi alvo deste tipo de fiscalização.

Localizado na freguesia de São Domingos de Rana, o Aeródromo Municipal de Cascais, a funcionar há 50 anos, é conhecido como aeródromo de Tires e conta com a presença de duas dezenas de empresas e mais de 500 trabalhadores.

MYDM (CP/JGS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".