Casal que obrigou invisual a mendigar condenado a dois e seis anos de prisão

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 16 jul (Lusa) - O Tribunal de Espinho condenou hoje a penas de dois e seis anos de prisão um casal que obrigou um sem-abrigo, invisual, a pedir esmolas em feiras e junto à praia.

Os factos remontam ao verão de 2007, quando os arguidos abordaram a vítima, de 52 anos, nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, e obrigaram-no a entrar num carro, levando-o para um apartamento onde residiam, no Porto.

Os arguidos, atualmente com 22 e 30 anos, estavam acusados de um crime de escravidão e outro de sequestro.

No entanto, o coletivo de juízes considerou que este último crime foi "consumido" no primeiro, condenando os arguidos apenas pelo crime de escravidão.

O homem foi condenado a seis anos de prisão, enquanto a sua companheira foi condenada a dois anos de prisão, com pena suspensa por igual período, sujeita a um plano de reinserção social.

O tribunal decidiu aplicar a pena mais leve à mulher que, à data dos factos, tinha apenas 16 anos, beneficiando, por isso, do regime especial para jovens.

Na leitura do acórdão, o juiz-presidente referiu que as declarações dos arguidos, que negaram todos os crimes, "não mereceram credibilidade".

"É difícil acreditar que um casal jovem decida acolher em casa um homem que não é da família, nem da mesma etina, e mais velho", disse o juiz-presidente.

Durante o julgamento, a vítima descreveu a forma como foi sequestrada e andou durante um mês a mendigar, sempre vigiada pelos arguidos.

"Eles ameaçavam-me e, ao final do dia, tiravam-me a caixa com o dinheiro. Batiam-me todos os dias com um chicote e às vezes com murros", contou.

No despacho de acusação, o Ministério Público (MP) diz que o mendigo era frequentemente agredido "sem motivo" com pontapés, bofetadas e murros em todo o corpo.

"Reduziram-no à condição de coisa, como se fosse sua propriedade", diz o MP, considerando que os arguidos se aproveitaram do facto de a vítima ser "especialmente" indefesa, por ser invisual e não ter família.

Anteriormente, a vítima já tinha vivido com os avós da arguida que a torturaram durante cerca de sete anos, tendo por isso sido condenados.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.