Cine Clube de Avanca com quatro filmes no Festival Montecatini de Itália

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 13 out (Lusa) - Quatro curtas-metragens de animação produzidas em Avanca, Estarreja, são exibidas na terça-feira no "Montecatini International Short Film Festival", em Florença, anunciou hoje o Cine Clube de Avanca.

A mostra de cinema Português faz parte do programa oficial do festival Montecatini, que decorre até dia 19 e vai na sua 65.ª edição. É o segundo certame mais antigo de Itália, após o Festival Internacional de Cinema de Veneza, e o mais antigo do mundo de curta-metragem, tendo sido criado com o objetivo de atuar como um ponto de referência para o cinema independente italiano.

Nesta mostra serão exibidos os filmes "A ria, a água, o homem...", "Conto do Vento", "Lágrimas de um Palhaço" e "Mulher sombra".

"A ria, a água, o homem...", com textos de Raul Brandão, música de Debussy, desenhos e realização de Matos Barbosa e a voz do ator Joaquim de Almeida, "reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco", tendo sido várias vezes premiado em festivais de cinema de diversos países.

"Conto do Vento", de Cláudio Jordão e Nelson Martins, é uma curta-metragem de animação produzida em três dimensões, que retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Este filme foi distinguido com 22 prémios em festivais de todos os continentes, sendo o filme português mais premiado de sempre.

"Lágrimas de um Palhaço", de Claúdio Sá, conta a história de um velho palhaço que leva uma vida rotineira e solitária. As decisões que tomou, aliadas ao acaso, conduziram-no até um presente infeliz. O seu interior consulta o passado como caminho para um novo futuro. O filme aborda as temáticas do destino, da rotina e do emprego.

"Mulher sombra", de Joana Imaginário, relata a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento, sendo um filme de animação, que integra imagem real e um conjunto de técnicas inesperadas de experimentação cinematográfica.

Os filmes são acompanhados por conferências, debates e "masterclass" sobre cinema português, em que participa Rita Capucho, do Cine Clube de Avanca.

O Cine Clube de Avanca iniciou a sua atividade de promoção e produção de cinema em 1975. Em 1997 organizou pela primeira vez o Festival de Cinema AVANCA que comemorou este ano a sua 18.ª edição.

MSO // JGJ

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Condutor despista-se durante fuga policial e tenta fugir a pé em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. Ao perceber a presença dos agentes da polícia, o jovem fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.