Fernando Santos vai poder orientar Portugal contra a Dinamarca no banco

Fernando Santos vai poder orientar Portugal contra a Dinamarca no banco
| Desporto
Porto Canal (Imagem: FPF)

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, vai poder orientar a equipa no jogo de terça-feira frente à Dinamarca, uma vez que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) suspendeu hoje a pena que lhe tinha sido aplicada.

A FIFA suspendeu Fernando Santos por oito jogos oficiais, após ter sido expulso no jogo entre a Grécia (que orientava na altura) e a Costa Rica, dos oitavos de final do Mundial de futebol 2014, no Brasil. A entidade que rege o futebol mundial considerou que o então selecionador da Grécia tinha protagonizado uma "conduta antidesportiva".

Na sequência, Fernando Santos recorreu da pena aplicada para o TAS e, como medida preliminar, pediu a suspensão da mesma enquanto a decisão final não fosse anunciada. Hoje, o TAS aceitou o seu pedido de suspensão da pena.

"Tendo levado em consideração as várias partes, o presidente da Divisão de Arbitragem e Recursos do TAS emitiu uma ordem através da qual aceita o pedido" de Fernando Santos, indicou o tribunal numa nota enviada à comunicação social.

Assim, explicita o tribunal, Fernando Santos "está apto a exercer as suas tarefas de treinador até que esteja concluída a arbitragem do TAS".

"A esse respeito, as partes concordaram que esta arbitragem fosse feita de forma expedita, e o TAS espera estar em condições de emitir uma decisão final [sobre o castigo aplicado pela FIFA] até ao final de novembro de 2014", salientou a instância.

Isso significa que Fernando Santos vai poder orientar a equipa a partir do banco de suplentes no jogo entre Portugal e a Dinamarca, em Copenhaga, a contar para o Grupo I da fase de qualificação do Euro2016. Até ao final de novembro, Portugal ainda tem mais um jogo oficial, com a Arménia, a 14 desse mês.

Além dos oito jogos de suspensão, a FIFA também multou Fernando Santos em 20 mil francos suíços (cerca de 16,5 mil euros).

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.