Info

Visitantes de museus, monumentos e palácios aumentaram 8% no 1º semestre

| País
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - Os museus, monumentos e palácios tutelados pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) receberam 2,4 milhões de visitantes no primeiro semestre deste ano, um aumento de 8% face a igual período de 2013, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado divulgado pelo gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a SEC registou um aumento de 177 mil visitantes nestes equipamentos culturais do Estado no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado.

Segundo a mesma nota, estes números incluem todos os museus, monumentos e palácios afetos à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), à Direção-Regional de Cultura do Norte (DRCN), à Direção-Regional de Cultura do Centro (DRCC), à Direção-Regional de Cultura do Alentejo (DRCALENT) e à Direção-Regional de Cultura do Algarve (DRCALG).

Neste universo, o Mosteiro dos Jerónimos foi o monumento mais visitado, com 368 mil entradas - mais 10 mil que em 2013 - seguido pela Torre de Belém, com 242 mil visitantes, e o Museu Nacional de Arte Antiga, com 143 mil visitantes.

O Museu Nacional de Arte Antiga, na dependência da DGCP, foi a instituição com a maior variação positiva, tendo registado um aumento de visitantes na ordem dos 123% face ao ano passado, assinala a mesma nota da SEC.

Os espaços afetos à DRCN foram visitados, no 1º semestre deste ano, por 437 mil pessoas, mais 112 mil que em 2013, sendo que, deste conjunto, o maior número de visitantes foi registado no Castelo de Guimarães, visitado por 138 mil pessoas.

Na zona centro do país, 114 mil pessoas visitaram os museus e monumentos sob dependência da DRCC, num acréscimo de seis mil pessoas face a 2013, segundo as estatísticas da SEC.

O Museu de Aveiro, localizado no Convento de Jesus, edifício do século XV que alberga uma coleção de arte sacra, foi o mais visitado deste universo, com 21 mil entradas.

Quanto aos equipamentos afetos à DRCALENT, foram visitados por mais de 41 mil pessoas, das quais cerca de 12 mil passaram pelo Museu de Évora, e com o maior crescimento de visitas, em 70%, registado na Casa de Burgos, em Évora.

No Alentejo, indica a SEC, houve um aumento de quase dois mil visitantes em comparação com o período homólogo do ano passado.

No Algarve, a SEC contabilizou um total de 122 mil visitantes, registando um aumento de 11%, com a Fortaleza de Sagres a ser o monumento mais visitado deste conjunto, num aumento de 10 mil pessoas em comparação com 2013.

AG // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Mais seis mortes e 232 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais seis óbitos por covid-19, em relação a domingo, e mais 232 casos de infeção confirmados, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

Homem morre afogado numa piscina em Viseu

Um homem de 79 anos morreu hoje afogado numa piscina em Marzovelos, na cidade de Viseu, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Portugal recebeu 39 voos do Reino Unido depois de excluído dos corredores aéreos britânicos

Portugal ficou de fora da lista dos corredores aéreos britânicos, mas isso não significa que deixe de haver voos do Reino Unido para território nacional. Só neste fim de semana aconteceram 39 voos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.