Cobra viaja pela tubagem e corta água numa aldeia de Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 16 jul (Lusa) -- Nos últimos dias, uma pergunta assalta a população da aldeia de Sortse, junto a Bragança: como é que a uma cobra entrou na rede pública e deixou uma família três dias sem água?

Ninguém encontrou ainda a resposta para a presença do animal nas tubagens e apesar de as entidades oficiais tentarem tranquilizar a população, muitos habitantes garantem que tão depressa não bebem água da torneira.

Maria e José Santos estavam sem água em casa há três dias quando, no sábado, o piquete dos serviços municipalizados da Câmara de Bragança se deslocou à aldeia para tentar resolver o problema.

"Começaram por desmontar o contador e nada. Foram depois abrir lá em baixo e lá estava então a cobra enroscadinha no tubo que dá saída (da água) para aqui", contou à Lusa José Santos.

"Um bicho daquela maneira" deixou impressionado José, que tenta dar a ideia da grandeza da cobra com os braços, enquanto fala.

Segundo disse, "estava lá, entalada no tubo".

"A mãe d´água fica lá em cima, no alto, e aos trambolhões pelo tubo fora, como é que ele se veria, não é?", questiona-se José.

Agora, a família já tem água em casa, mas não bebe da torneira. Vai comprar água engarrafada a Bragança.

"Enquanto me lembrar a cobra, não bebo daquela água", assegura Maria, que ficou "com agoiro" por causa do bicho.

A justificação que José encontra para a entrada do animal é a de que "a mãe d´água está cheia de buracos e entra por lá toda a tralha".

No café da aldeia, mesmo ao lado, Eurico Esteves lembra que até foi ele que ajudou o "senhor das Câmara a abrir o buraco".

"Ao ver aquele bicho lá dentro, até me arrepiei", contou, garantindo que jamais imaginou que "acontecesse uma coisa destas".

Eurico também é da opinião de que "o depósito não está isolado como deve ser".

Ficará durante uns tempos "com receio de beber a água da rede", assim como o conterrâneo Fernando Parente, que vai "à fonte, desde que soube" do sucedido.

"Dá um bocado de nojo", observou.

Como é que a cobra entrou e andou "mais de um quilómetro no tubo" é a pergunta que se faz, vezes sem conta, o presidente da junta, Juvêncio Carvalho.

Da parte que lhe toca, pouco mais pode fazer: já deu conhecimento à Câmara, que enviou ao local técnicos, foi feita recolha de amostras da água para análises e vai ser afixado um edital com informação à população.

O presidente assegura, no entanto que quem for ao depósito "vai ver que está tudo fechado, tudo com grades".

As infraestruturas, nomeadamente os tubos, foram substituídas há poucos anos e "os [funcionários] das águas andam sempre" por ali a fazer vigilância.

"Foi uma surpresa", reiterou.

O autarca não viu a cobra, mas, se a visse, reconhece que "também ficava apavorado".

Apesar do acontecimento, garante que vai continuar a "beber a água da torneira tranquilamente".

"Só se daqui para a frente alguém ficar doente", brincou.

// JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.