Hotel centenário de Viana transformado em incubadora de indústrias criativas

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 16 jul (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que pretende transformar um dos mais antigos hotéis de cidade, encerrado desde 2011, numa incubadora de indústrias criativas ligadas à economia e ao mar.

A intenção foi transmitida pela autarquia em comunicado e em causa está o Hotel Aliança, situado no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, decorrendo já contactos com os proprietários para fazer o levantamento do edifício.

O objetivo passa por "refuncionalizar" o espaço e permitir a "interação" das atividades a desenvolver no local com a comunidade. A recuperação do imóvel deverá ser alvo de uma candidatura a fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio, indicou ainda a autarquia.

Os quartos de hóspedes serão transformados em espaços de apoio aos criadores e as áreas comuns utilizadas para exposições.

"Gostaríamos de lançar as indústrias criativas mais ligadas à economia, ao mar, ao artesanato, madeiras e cerâmicas. Áreas em que já temos conhecimento", explicou o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

A história deste imóvel remonta a 1798, então denominado de Hotel Águia de Ouro. Em 1907 passou a designar-se como Hotel Aliança, sendo na altura do seu encerramento, em 2011 e com a mesma designação, o mais antigo em funcionamento na cidade. Tinha então 22 quartos e 44 camas, ostentando a classificação de duas estrelas.

A criação desta incubadora criativa resulta do projeto Viana Criativa, promovido pela autarquia, pela associação empresarial e pelo instituto politécnico local, que ao longo do último ano mostrou que Viana do Castelo "cumpre os requisitos para ter um ambiente favorável para a criatividade", passando por isso a integrar o roteiro das "Slow Cities".

A futura incubadora será um local de acolhimento para jovens talentos que iniciem a sua atividade, mas também um espaço para promoção dos respetivos trabalhos. "Estamos a trabalhar num grupo base para lançamento desse projeto, jovens que já estejam implementados no mercado para ajudar os mais novos", rematou José Maria Costa.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.