Menezes quer observatório permanente para bairros sociais do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 jul (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, quer criar um "observatório permanente dos bairros sociais" que visa a transformação destes espaços "abandonados e miseráveis" em "urbanizações de classe média".

O candidato social-democrata visitou hoje, ao final da manhã, o bairro dos Correios, na freguesia de Ramalde, onde foi recebido por dezenas de moradores que lhe pediram que visitasse as suas casas e melhorasse as suas condições de vida.

António Silva, morador neste bairro há 42 anos, aproveitou para mostrar a Luís Filipe Menezes um recorte de jornal datado de fevereiro de 2007, com a manchete "Bairro em obras há 50 anos" e com a imagem de escadas e varandas em ruínas e presas por andaimes, cenário visível também hoje.

Ouvindo os lamentos dos moradores, o candidato do PSD prometeu criar "de imediato", caso venha a ser eleito presidente da câmara do Porto, um "observatório" com "técnicos permanentes a trabalhar nos bairros" de modo a tornar os atuais aglomerados em "urbanizações de classe média".

Menezes disse estar mais preocupado "com as pessoas do que com as paredes", descrevendo os flagelos sociais que tem vindo a encontrar nas suas visitas aos bairros portuenses e avançou com medidas que quer ver no terreno.

"O que me está a preocupar mais é o que está dentro das casas: idosos a viverem sozinhos, desempregados de longa duração com dificuldade em voltar ao mercado de trabalho com dignidade, crianças a faltar à escola e com índice de abandono escolar enorme, famílias desestruturadas. Com este observatório, terei programas pró-ativos a favor do emprego e de acompanhamento de jovens que saem da escola. Temos de apostar nos 55 mil portuenses que vivem nos bairros, gente boa que vive abandonada e de forma miserável. Não é só fazer-lhes paredes bem pintadas e virar-lhes as costas", disse o candidato.

O ainda autarca de Vila Nova de Gaia deu o exemplo da reabilitação levada a cabo num bairro daquela cidade, o Vila d'Este, para enumerar alguns dos bairros do Porto que mais o preocupam: "este [bairro dos Correios, Ramalde], Viso, Pasteleira e Falcão, em Campanhã".

"Eu bem sei que vão dizer logo que não há dinheiro, mas Portugal vai ter 20 mil milhões de euros de fundos comunitários entre 2014/2020. Desses 20 mil milhões de euros, um vigésimo tem de vir para o Porto, para a reabilitação urbana, que não é só Baixa e Centro Histórico", completou o candidato.

Menezes assumiu, ainda, o compromisso de reabilitar o bairro dos Correios "durante o primeiro ano de mandato", ajustando posteriormente as rendas e "ajudando os moradores a tornarem-se, em cinco a dez anos no máximo, proprietários das suas casas", mediante o pagamento de "valores simbólicos".

O bairro dos Correios é um equipamento com dois blocos, o A e o B, construído em 1956 pelos CTT entre as ruas dos Cedros e dos Plátanos. Em 2012, passou para as mãos da autarquia do Porto, após um diferendo que durou vários anos. Com 64 habitações, algumas delas vagas ou sem condições de habitabilidade, acolhe atualmente mais de três dezenas de famílias.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).