PSD associa Costa à governação de Sócrates e ao programa de resgate

PSD associa Costa à governação de Sócrates e ao programa de resgate
| Política
Porto Canal

O líder parlamentar do PSD aproveitou hoje o debate quinzenal com o primeiro-ministro para criticar o vencedor das primárias no PS, António Costa, que associou à anterior governação de José Sócrates e ao programa de resgate.

Luís Montenegro referiu-se ao vencedor das primárias no PS para candidato a primeiro-ministro logo no início da sua intervenção, a propósito do programa de resgate aplicado em Portugal: "Não, doutor António Costa, este não é o programa do Governo, foi o programa que os senhores negociaram".

Em seguida, o líder parlamentar do PSD citou uma afirmação que o secretário-geral cessante dos socialistas, António José Seguro, dirigiu a António Costa durante a campanha para as primárias no PS: "Tu eras o número dois da direção do PS e nunca te ouvi nada contra o memorando".

Mais à frente, Luís Montenegro alegou que há um "silêncio do doutor António Costa sobre os grandes temas que preocupam os portugueses".

Por outro lado, assinalou o facto de o presidente da Câmara Municipal de Lisboa ter dito que se identifica com o programa eleitoral do PS de 2009.

"2009, o ano em que se subiram salários e se baixaram impostos para no ano seguinte pagarmos tudo a dobrar. 2009, o ano em que o défice ficou 400% acima do que era previsto. 2009, o ano da satisfação e da coerência do doutor António Costa e do PS", declarou o líder parlamentar do PSD.

Segundo Luís Montenegro, o PSD tem "disponibilidade para compromissos para o futuro" em matérias como os tetos para a despesa, a reforma do Estado e a Segurança Social, mas "os indícios não são bons" da parte dos socialistas: "Inspirados em 2009, vai ser difícil contar com o PS para esses grandes compromissos".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.