Polis Ria de Aveiro recupera esteiros e canais de Estarreja

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, 10 Out. (Lusa) -- O Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura no sábado as obras de recuperação de cinco esteiros e canais, na frente lagunar de Estarreja, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

Trata-se de mais uma fase de execução do programa, repartida por duas empreitadas na frente lagunar de Estarreja, que beneficiou o Cais de Canelas, Cais de Salreu, Esteiro de Estarreja, Esteiro de Veiros e Cais da Ribeira do Mourão, em Avanca.

O total de investimento do Polis Litoral Ria de Aveiro previsto para Estarreja, financiado pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), é de quase quatro milhões euros, dos quais 25% são suportados pela Câmara.

"Com as melhorias introduzidas, o Município espera trazer cada vez mais pessoas para próximo desta nossa frente lagunar que é naturalmente bonita, e que, com pequenos ajustes, conseguimos tornar ainda mais atrativa", explica Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja.

O mapa de intervenções do Polis em Estarreja prevê ainda a recuperação do cais das Teixugueiras, do Nacinho, Tabuada e Bulhas, em Pardilhó, sendo a Ribeira da Aldeia a última zona a ser intervencionada no concelho.

Uma das empreitadas a inaugurar no sábado, de valor superior a 250 mil euros, compreendeu a recuperação e consolidação das margens de dois esteiros (Veiros e Mourão) e no Cais da Ribeira do Mourão foi feita a requalificação da área degradada para melhorar o usufruto do local, abrangendo uma área total de 34 mil metros quadrados.

A outra empreitada, de cerca de meio milhão de euros, abrangeu o Cais de Canelas, o Cais de Salreu e o Esteiro de Estarreja, numa área total de cerca de 22 mil metros quadrados.

No Cais de Canelas foi feita a regularização e limpeza das margens, melhorado o estacionamento, e recuperados os miradouros sobre o Esteiro, associados ao Percurso do Ribeiro de Canelas, que se desenvolve paralelamente ao Esteiro, procurando melhorar as condições de vivência e usufruto pela população e a ligação com o espaço da Ria.

No Cais de Salreu, além da regularização e limpeza de margens, foram plantadas espécies arbóreas adequadas e reorganizado o espaço, transformando uma construção degradada em centro de interpretação ambiental.

No Esteiro de Estarreja foi feita a reconstrução e alteamento dos muros existentes, face ao aumento da amplitude das marés, reproduzindo as soluções originais, com vista a desenvolver e explorar o seu potencial didático e cultural.

"As obras em causa revestem-se de elevada importância para a minimização do risco de cheias, em defesa de pessoas e bens, e para a valorização e qualificação da Ria de Aveiro, cumprindo assim os objetivos do Polis da Ria de Aveiro, assumidos na parceria entre o Governo, a Comunidade Intermunicipal e os Municípios da Região de Aveiro", justifica a sociedade Polis.

O Polis da Ria de Aveiro, além de todo o investimento feito em estudos, projetos e meios de gestão, já executou e tem em execução obras adjudicadas por cerca de 13,8 milhões de euros, excluído o valor do IVA.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.