Câmara de Viseu desafia universitários a terem comportamentos amigos da cidade

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 09 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, desafiou hoje os estudantes que frequentam os estabelecimentos de ensino universitário da cidade a adotarem comportamentos "amigos" do concelho e a participarem de forma dinâmica na comunidade.

"Desafiei o presidente da Federação Académica de Viseu a realizar uma campanha de sensibilização para que os estudantes adotem um comportamento cívico numa cidade com qualidade de vida para viver e para estudar", disse.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da programação da Receção ao Caloiro 2014, que decorreu durante a tarde de hoje no Pavilhão Multiusos, Almeida Henriques recordou que a autarquia de Viseu gasta cerca de 150 mil euros para repor património vandalizado na cidade.

Os grafites "de mau gosto" também serão substituídos por arte urbana, revelando que será apresentada, nos próximos dias, uma novidade neste campo.

"Desafio os estudantes a assumirem estas duas responsabilidades cívicas, participando de forma dinâmica na comunidade, e colaborando na integração dos estudantes que chegam, de forma que se sintam bem", acrescenta.

O autarca aproveitou a ocasião para apresentar as prioridades de política local para a inclusão da comunidade académica, realçando o projeto "Viseu Aconchega", que faz parte do plano estratégico para o centro histórico, e que pretende ligar os estudantes a uma comunidade mais idosa.

"Este é um projeto-piloto para seis a oito estudantes, que visa juntar gerações no nosso centro histórico. É uma oportunidade de fazer uma aproximação a um segmento da população muito importante", sustentou.

Para receber os novos estudantes, a Câmara de Viseu pensou ainda num "'kit' de acolhimento", constituído por uma mapa da cidade, uma insígnia para a capa e uma t-shirt alusiva a Viseu enquanto melhor cidade para estudar.

"Gostaria ainda de deixar um alerta para os abusos da praxe: sou a favor da praxe, mas tem de ser cívica e servir para integração. Não deixem a praxe para trás, mas tenham a preocupação de que é aplicada de forma correta", frisou.

Sobre o cartaz da receção ao caloiro 2014, que decorre de 24 a 28 de outubro, o presidente da Federação Académica de Viseu (FAV), Mário Coutinho, avançou que terá menos um dia de divertimento e introduz atividades diurnas.

"A semana do caloiro vai ter um novo nome e melhor, rompendo com o passado: passa a chamar-se Acolhe Viseu", informou.

Dealema, Mastiksoul e Master Jake são algumas das atrações musicais que irão passar pelo palco do Pavilhão Multiusos de Viseu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.