Exportação de castanha abre mercado a outras produções transmontanas

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 16 jul (Lusa) -- A maior transformadora e exportadora de castanha, a Sortegel, de Bragança, está a alargar a área de negócio a outros produtos agrícolas com a promessa de ajudar os pequenos agricultores a escoar toda a produção, informou a empresa.

Criada há 25 anos, a empresa tornou-se numa referência da castanha, um dos produtos agrícolas mais rentáveis da região transmontana, com clientes em 12 países e as exportações a representarem quase 80% da faturação anual de 17 milhões de euros.

Aplicar a experiência e conhecimento deste negócio a outros produtos da região é a aposta para a nova fase de expansão, com um convite aos pequenos produtores locais para que se juntem ao projeto, como indicou à Lusa o presidente do Conselho de Administração, José Alfonso Mateo Garcia.

"Pretendemos ser dinamizadores dos produtos de Trás-os-Montes, que outras produções se juntem a nós e utilizem o conhecimento que temos para colocar os produtos internacionalmente", afirmou.

A empresa garante "uma cadeia de escoamento, experiência de venda no estrangeiro e espaço para produzir, embalar e congelar" produtos como a amêndoa, azeitona ou a mais variada fruta.

A estratégia passa, para já, por criar uma rede de pontos de venda nos grandes mercadores abastecedores do país.

Segundo o presidente, desde 01 de julho que abriram dois locais de venda no Mercado Abastecedor de Lisboa, onde se estão "a escoar produtos da região: cereja, pêssego, melão, azeite, azeitona, batata".

Numa região onde a maioria dos que trabalham a terra são pequenos agricultores, a empresa promete escoar-lhes "a produção toda, já com preço marcado".

"Os produtores ganham em terem a certeza quando se associam a nós do escoamento da produção e o preço que lhe garantimos logo", sustentou.

A empresa "ganha mais volume de negócio e fixa fornecedores com uma recolha mais alargada e variada de produtos", segundo os responsáveis que acreditam estarem também a dar resposta a uma lacuna na região: a falta de uma rede de concentração ou recolha das produções.

A Sortegel, instalada em Sortes (Bragança), foi criada por um grupo de agricultores da região e operadores ligados à comercialização de produtos alimentares e adquirida, em 2002, pelo Grupo Galilei".

"Vive numa situação de autonomia financeira, sem sentir a crise", segundo garantiu outo administrador, Vasco Veiga, que atribui o "desafogo financeiro" às exportações e à ligação da empresa à terra.

A empresa trata perto de um terço das 30 a 40 mil toneladas de castanha da Terra Fria Transmontana, a zona de maior produção nacional.

Garante uma centena de postos de trabalho permanentes, número que ascendem a 150 nos meses de campanha.

Da produção anual de castanha, cerca de 25% destina-se à comercialização em fresco e os restantes ao descasque, congelação e transformação.

A empresa coloca este produto em países como França, Espanha, Inglaterra, Itália, Suíça, Hungria, Grécia, Alemanha, Japão ou Brasil.

Para além da castanha, congela e comercializa outros produtos como a framboesa e o morango de montanha que produz nas suas propriedades e está a incentivar os agricultores a cultivarem.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.