Vitela assada à moda de Fafe, como a do século XIX, em festival gastronómico

| Norte
Porto Canal / Agências

Fafe, 08 out (Lusa) - A "genuína" vitela à moda de Fafe, "cozinhada com o receituário do século XIX", vai pela primeira vez ter um festival gastronómico promovido naquela cidade minhota, disse hoje à Lusa a organização.

"Queremos mostrar ao país que o melhor sítio para comer a vitela à moda de Fafe só pode ser na nossa terá, porque é algo de único", comentou Pompeu Martins, vereador na autarquia local, em declarações à agência Lusa.

O vereador prometeu que os oito restaurantes do concelho, que vão participar, a partir de sexta-feira, no "1º Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe", servirão a especialidade, cumprindo "todas as exigências de qualidade".

Sublinhou, por outro lado, ser "uma honra merecida" a iguaria merecer um certame que está a ser preparado, "com gosto" pelo município, em articulação com a respetiva confraria gastronómica.

À questão da Lusa sobre o que distingue a vitela à moda de Fafe de outras formas de preparação, o representante da organização respondeu, prontamente, haver "muitas diferenças".

A principal é a preparação do repasto usar exclusivamente vitela, ou seja, vincou, uma vaca com idade inferior a nove meses, o que confere uma textura mais macia à carne, muito apreciada pelos comensais.

Os animais, de raça barrosã ou minhota, são alimentados com leite e cereais produzidos na Serra de Fafe, garantindo um melhor sabor, acrescentou o vereador, igual ao que desfrutavam os nossos avós.

Cumprindo o ritual que passou de geração em geração, na cozinha, o prato centenário é temperado com vinho verde branco, louro, pimenta e alho.

Os "donos do segredo", alguns com décadas de aprumo e experiência, respeitam quase religiosamente os preceitos de preparação preconizados pela confraria, para que a carne e os acompanhamentos entranhem, sem pressas, os sabores, os aromas e as tonalidades de uma verdadeira "Vitela Assada à Moda da Fafe". Os especialistas dizem que, assim, o "pitéu casará" na perfeição com o vinho verde.

De sexta-feira a domingo, os restaurantes vão preparar a vitela com fornos a lenha e pingadeiras tradicionais (recipiente em barro utilizado para assar a carne).

A mostra gastronómica propiciará ainda aos visitantes a oportunidade de, entre as principais refeições, petiscarem bolinhos de bacalhau, pataniscas, alheiras ou as moelas, entre outros sabores do Minho, "regados" com o vinho verde.

O espaço terá ainda uma pequena mostra com produtos da terra, para os visitantes poderem observar ou adquirir vinhos, compotas, enchidos, doces tradicionais e artesanato do concelho.

A mostra contará com animação musical, sobressaindo os cavaquinhos, artesanato e grupos de bombos, para além dos jogos tradicionais, entre os quais o jogo do pau, típico de Fafe.

"Será uma grande festa popular associada ao festival gastronómico", assinalou, prometendo "um fim de semana carregado de regionalismo, no seu melhor sentido".

O espaço onde trabalharão os restaurantes, na Praça das Comunidades, com 1.000 metros quadrados, terá capacidade para servir 400 refeições em simultâneo.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.