Futuro comissário europeu do Crescimento quer "mobilização sem precedentes" na UE

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 07 out (Lusa) -- O comissário europeu designado para a pasta do Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade defendeu hoje, em Bruxelas, que a Europa necessita de uma mobilização sem precedentes para tornar realidade o pacote de investimentos de 300 mil milhões de euros.

Na intervenção de abertura da sua audição perante o Parlamento Europeu, Jyrki Katainen, que será um dos comissários-chave no executivo comunitário liderado por Jean-Claude Juncker, ocupando uma das vice-presidências, sublinhou a importância do plano de alavancar 300 mil milhões de euros para investir no crescimento e emprego na Europa nos próximos três anos, uma das "bandeiras" da 'Comissão Juncker'.

"Necessitamos de uma mobilização sem precedentes dos setores público e privado, da Comissão, do BEI (Banco Europeu de Investimento) e dos Estados-membros para avançar com o pacote de 300 mil milhões de euros. Tão importante quanto a quantidade, será a qualidade destes investimentos", sustentou.

O antigo primeiro-ministro finlandês, que na reta final da atual 'Comissão Barroso' substituiu o seu compatriota Olli Rehn na pasta dos Assuntos Económicos, apontou que sempre acreditou que "o investimento público, tanto a nível nacional como a nível da União Europeia (UE), tem um papel chave a desempenhar no arranque de um crescimento sustentável", mas frisou que é necessário "também investimento privado, para aumentar o procura e garantir que as empresas podem ser competitivas e criar postos de trabalho".

"O que nós necessitamos é de investimento produtivo e real. Não quero 300 mil milhões de euros sobre a mesa, mas sim 300 mil milhões de euros de investimento real para apoiar o emprego e o crescimento ao longo dos próximos três anos. Deixem-me ser claro: necessitamos de um ímpeto novo para o emprego, crescimento e investimento sem criar mais dívida, e para tal necessitaremos de mobilizar dinheiro público e privado de uma nova forma", sustentou.

Na sua introdução, Katainen apontou também como prioridade o combate ao desemprego, sobretudo entre os jovens, designadamente através da 'garantia jovem', assunto que será discutido na quarta-feira ao nível de chefes de Estado e de Governo e também de ministros do Emprego numa reunião em Milão, na qual participarão o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o ministro Pedro Mota Soares.

Lembrando que o seu país foi pioneiro nesta iniciativa de assegurar a todos os jovens a oportunidade de estudarem ou trabalharem, o antigo chefe de governo finlandês disse que, agora que a medida foi desenvolvida ao nível da UE, quer "que todos os Estados-membros façam pleno uso desta ferramenta".

Katainen, que vai ser questionado durante quase três horas pelos eurodeputados, é um dos três comissários designados que encerra hoje o ciclo de audições no Parlamento Europeu, juntamente com o holandês Frans Timmermans, que será o primero vice-presidente de Juncker, e o britânico Jonathan Hill, designado para os Serviços Financeiros, forçado a um segundo "exame" após os eurodeputados o terem considerado pouco convincente na audição da semana passada.

O comissário designado por Portugal, Carlos Moedas, a quem Juncker atribuiu a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, já teve a sua audição há precisamente uma semana, a 30 de setembro, tendo sido aprovado por consenso.

O Parlamento Europeu deverá votar o colégio da Comissão Juncker no seu conjunto a 22 de outubro, em Estrasburgo.

ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.